ABRIL AZUL

Santa Cruz lança campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista

Publicado em: 01 de abril de 2025 às 21:03 Atualizado em: 02 de abril de 2025 às 08:10
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Movimento convida sociedade a se engajar na causa da inclusão

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou, na noite desta terça-feira (1º), a campanha Abril Azul e o 1º ConecTEA, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, no Salão Nobre do Palacinho, contou com a presença de autoridades locais, entidades parceiras como a Luz Azul, TeAcolhe e Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), pessoas autistas e seus familiares.

    O objetivo da campanha, segundo a pedagoga de educação especial do Centro de Atendimento ao Autista Girassol, é fomentar uma cultura de diálogo contínuo sobre o autismo, estimulando iniciativas que vão além do poder público e envolvam toda a sociedade. “As atividades são diversas. Este ano, nós resolvemos, os órgãos que se dedicam à causa das pessoas com transtornos de espectro do autismo e suas famílias, unirmos forças. Toda a sociedade é convidada a participar. Cada um que quiser participar, cada estabelecimento que quiser se iluminar de azul para lembrar a importância, porque as pessoas com autismo e as suas famílias são cidadãs da cidade, são pessoas que merecem ter seus direitos atendidos“, afirmou Thaís Campos Teixeira, pedagoga de Educação Especial do Centro Girassol.

    O 1º ConectTEA é um movimento que busca disseminar informações e incentivar o engajamento da sociedade civil e da iniciativa privada. A inclusão e o desenvolvimento das pessoas autistas são responsabilidades coletivas, e essa iniciativa propõe unir familiares, profissionais da educação, cuidadores e a comunidade como um todo em prol desta causa. “Precisamos pensar no futuro das pessoas com autismo, sejam no nível de suporte que for. Porque se tem autismo, tem prejuízo e tem sofrimento. A gente também não pode negligenciar nenhuma parcela da população. Estamos avançando no cuidado da saúde mental das famílias”, explicou.

    Uma programação foi montada com o objetivo de fazer a população refletir, aprender e, principalmente, agir para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Todo o planejamento será divulgado nas redes sociais da prefeitura nos próximos dias.