Link para participar deve ser divulgado nos próximos dias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará uma consulta pública com o objetivo de revisar a regulamentação que trata de produtos derivados da cannabis, planta popularmente conhecida como maconha.A pesquisa foi aprovada na quinta-feira (26) pela diretoria colegiada da agência. A expectativa é que ela seja publicada nos próximos dias, com um link online por meio do qual será possível, aos interessados, apresentarem suas contribuições.
“A minuta de resolução ficará aberta por 60 dias e, durante este período, qualquer interessado poderá fazer contribuições à proposta de atualização da regulamentação feita pela Anvisa”, informou em nota a agência.
Entre as atualizações em planejamento estão algumas relacionadas a questões como atendimento às boas práticas de fabricação, vias de administração, publicidade de produtos, validade da autorização sanitária, prescrição, dispensação, importação de insumos para produção nacional, rotulagem, entre outros.
Segundo o relator, Rômison Rodrigues Mota, a regularização é o único caminho possível para a “comprovação da qualidade mínima” necessária aos produtos de cannabis. “No Brasil, os produtos contendo derivados de cannabis podem ser regularizados em duas categorias distintas: como medicamento, seguindo as normas de comprovação de eficácia e segurança de medicamentos, ou como produto de cannabis, que têm um processo simplificado. Existe hoje, no país, apenas um medicamento de cannabis aprovado e 36 produtos de cannabis regularizados”, diz a nota da Anvisa.
Os produtos derivados da cannabis são regulamentados pela Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019 – regramento que define as regras para que esses produtos possam ser autorizados no país e vendidos no varejo farmacêutico. Foi também aprovado a abertura de um processo regulatório para revisar a Resolução RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos de cannabis para uso pessoal.
Notícias relacionadas

Equipe de Saúde de Vale do Sol recebe nova certificação da Rede Bem Cuidar
A unidade recebeu em mãos da secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o certificado com o título de “Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança”

ARAUTO REPÓRTER UNISC 1 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Tarifa de ônibus em Santa Cruz sobe para R$ 5,50 a partir desta terça-feira ➡️ Prefeitos do Vale do Rio Pardo pedem reunião com o Estado sobre acessos na RSC-287 ➡️ Região…

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
Foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos

Assunto Nosso – João Clemente Dick, Empresário
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu o empresário, João Clemente Dick, que falou sobre a nova tendência para hospedagens.