Policial militar aposentado ficou internado em um leito de UTI por 32 dias
Em poucos dias, Santa Cruz do Sul completa cinco anos desde o primeiro caso confirmado de covid-19. A primeira notificação positiva para a doença que entrou para história ocorreu em 5 de abril. No estado, foi antes, em 10 de março. Um dos moradores do município que enfrentou consequências graves por conta do vírus é o vereador Edson Sortica (PL). Na tribuna do Plenário Nilton Garibaldi, ele disse que, para muitos, a data ficou no passado, mas as lembranças ainda são vivas para quem enfrentou a doença de perto.
Em 11 de março de 2021, o policial militar aposentado deixava o leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de 32 dias internado. “Quatro anos desde que eu respirei fundo, longe dos aparelhos, e senti a força da vida me chamando de volta. A covid nos ensinou muito, nos mostrou que não podemos nos acomodar, que precisamos estar preparados para o inesperado e que a adaptação é uma necessidade, não uma escolha. Em meio ao medo e incerteza, aprendemos o verdadeiro valor da resiliência e da solidariedade”, expressou Sortica.
Em nome dos pacientes que receberam atendimento e acolhimento em Santa Cruz, o vereador agradeceu todos os profissionais de saúde. “Se hoje eu estou aqui contando essa história, é porque houve mãos firmes e corações dedicados ao meu lado. São profissionais de saúde que, exaustos, nunca desistiram, médicos, enfermeiros e toda equipe de enfermagens, que lutaram não apenas por mim, mas por milhares de pessoas. A eles, a minha eterna gratidão. São heróis que não usam capa, mas vestem jalecos e enfrentam batalhas diárias para salvar vidas”, falou.
A covid-19 no município
Santa Cruz do Sul é o oitavo município gaúcho com o maior número de casos desde o início da pandemia. Na cidade, a primeira confirmação ocorreu 26 dias depois do caso que iniciou a mobilização dos gestores no estado, em 5 de abril de 2020. A primeira morte em Santa Cruz foi registrada em 11 de maio do mesmo ano. Desde então, o município somou 52.756 casos e 434 óbitos. O ano mais grave foi 2021, com 17.232 casos confirmados e 321 mortes.
Notícias relacionadas

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local