Menores que o Céu foi lançado em 2023 e traz crianças como protagonistas das histórias
Na noite dessa quarta-feira (19), o escritor venâncio-airense Gean Paulo Naue foi premiado pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. A entidade, em evento realizado em Porto Alegre, anunciou os vencedores do prêmio nacional Mozart Pereira Soares 2024.
Naue é autor do livro Menores que o céu, que recebeu o prêmio na categoria narrativa curta. O morador da Capital do Chimarrão foi o único gaúcho entre os premiados. Durante o seu discurso de agradecimento, o escritor evidenciou a produção literária do interior do Rio Grande do Sul. “Aproveitei a oportunidade para dizer da onde eu sou, que escrevo em Venâncio Aires, e que na minha cidade, como em tantos outros municípios do interior, existe a produção literária, que pode não ser tão pujante quanto nas grandes cidades, mas que mesmo assim, não deixa de ter comprometimento e qualidade. Receber esse prêmio, não deixa de ser uma prova disso”, pontuou.
Para Naue, o prêmio é um reconhecimento do trabalho e da dedicação empenhada na obra. “Recebo o prêmio com muita alegria, ainda mais porque ele vem de uma instituição séria e respeitada, como é a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que está diretamente ligada ao livro. Esse prêmio é uma grande motivação para continuar trilhando o meu caminho na literatura.”
Menores que o Céu foi lançado em 2023 e traz crianças como protagonistas das histórias. Com narrativas ficcionais realistas e fantásticas, o autor venâncio-airense toca em pautas sensíveis, como o bullying na época de escola, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade e a descoberta da vida adulta. Todas as histórias se passam em ambientes rurais, longe dos grandes centros urbanos.
Notícias relacionadas

Coro da Unisc está com inscrições abertas para novas vozes
O processo seletivo ocorre nos dias 1º e 8 de abril

Sinimbu confirma a realização da 20ª Exposin; confira a data
A edição, que estava prevista para ocorrer em 2024, teve sua realização adiada

Evento apresenta edição sobre feminismo e protagonismo das mulheres em Santa Cruz
Projeto "Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões"acontecerá no dia 28 de março, às 19h, na Casa das Artes Regina Simonis

Ana Luiza Boeck quer ser uma soberana que inspira
Candidata número 15 é a representante da equipe Tigers, da Loja Linda Lua e da Visual Stúdio e Beleza na escolha das soberanas