Medida deve entrar em vigor ainda em 2025
O Conselho Escolar da Escola Estadual Ernesto Alves de Santa Cruz do Sul manifestou preocupação com a recente portaria do Governo do Estado que permite que alunos da rede estadual avancem de ano mesmo com reprovação em até quatro matérias. A medida visa reduzir os índices de reprovação e abandono escolar.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o presidente do Conselho Escolar da Escola Estadual Ernesto Alves, Jeferson Peres, e a diretora da instituição de ensino, Janaína Venzon, expressaram suas preocupações em relação à portaria, que deve ser cumprida ainda em 2025. Eles argumentam que a medida desmotivará os alunos e prejudicará o aprendizado, já que os estudantes não terão a base necessária para acompanhar as disciplinas futuras.
De acordo com Jeferson Peres, a escola não possui espaço físico para a recuperação dos alunos no ano seguinte. Além disso, não há professores disponíveis para essa tarefa. “A gente acredita que vai ser uma grande desmotivação para que os alunos estudem, se empenhem na sala de aula. Porque eles sabem que vão ter essa vantagem se não estudarem”, afirmou.
Para Janaína, a portaria vai ao desencontro do que a escola planeja para o aluno. “Nós temos o mascaramento da aprendizagem, a principal desvantagem da medida é o risco de mascarar o verdadeiro aprendizado dos estudantes. Ao permitir que os alunos avancem em um ano mesmo com reprovações em até quatro disciplinas, a medida pode ocultar falhas fundamentais na compreensão do conteúdo”, pontuou.
Leia também
Sobre a Portaria nº 924/2024
A medida prevê a progressão parcial, ferramenta que oferece estudos complementares no ano seguinte para as disciplinas nas quais o aluno não alcançar a média mínima de 6.
A regra permite reprovação em no máximo duas áreas de conhecimento e dois componentes curriculares por área. Por exemplo, um aluno que não atingir a média em Física, Química, Língua Portuguesa e Literatura poderá avançar de série. No entanto, se a reprovação for em três disciplinas da mesma área, como Língua Portuguesa, Literatura e Inglês, ele será reprovado.
Notícias relacionadas

Falta de colaboração da comunidade dificulta o trabalho de combate à dengue em Santa Cruz
Município tem 99 casos confirmados e uma internação devido à doença

Presidente da Fepam se compromete a agilizar licença ambiental para ponte entre Candelária e Vale do Sol
Projeto busca a construção de uma travessia alternativa sobre o Rio Pardo, na localidade de Rebentona

Pedágio da RSC-287: Governo estuda injetar recursos para reduzir impacto do reajuste
Secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi falou sobre o tema em entrevista à reportagem da Arauto News 89,9 FM

Prefeitura de Santa Cruz alerta sobre envio de mensagens falsas
Falsos avisos de notificações de irregularidades em alvarás de funcionamento estão sendo encaminhados por e-mail aos moradores do município