Iniciativa busca atender demandas dos agricultores locais
Nesta terça-feira (18), ocorre a entrega oficial do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras para o ciclo 2024/2025 em Venâncio Aires. O ato será realizado no Sindicato Rural, a partir das 9h30min, e contará com autoridades municipais, estaduais, agricultores e familiares.
O município é pioneiro na entrega das sementes forrageiras do Estado do Rio Grande do Sul, na qual beneficia 53 produtores com valor total disponibilizado de R$ 82.821,60. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, o programa deve garantir uma nova possibilidade de produtividade no campo. “O programa vai possibilitar a introduzir um novo potencial produtivo no nosso município. Além disso, é um esforço para fortalecer a produção rural e incentivar a diversificação no setor agrícola”, destaca.
A iniciativa, lançada pelo governo do Estado, com a Emater/RS e Embrapa, é uma ação do Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar, e busca atender às demandas dos agricultores locais. Com o objetivo de incentivar a aquisição de insumos essenciais para a produção rural.
O programa permite o financiamento de sementes de espécies forrageiras, de inverno, principalmente trigo e triticale, no valor de R$ 2 mil por CPF de produtor. Além disso, garante bônus adimplência de 50%. As espécies a serem utilizadas, de forma inovadora na diversificação, consistem na formação de pastagens e produção de silagem para destinação à alimentação dos rebanhos de leite e corte nas unidades de produção da agricultura familiar.
No município o programa foi realizado em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Sindicato Rural, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Notícias relacionadas

Tabaco garante renda superior e estabilidade no campo, aponta Gilson Becker
Presidente da Amprotabaco reforçou em agenda com autoridades internacionais que a substituição da cultura é inviável para pequenas propriedades

Programa de recuperação para a agricultura familiar é aprovado na Assembleia Legislativa
Iniciativa vai beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 150 mil unidades produtivas

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires abre inscrições para o Promagro
Interessados devem procurar a pasta para realizar o processo

Prefeito Gilson Becker defenderá os interesses da cadeia produtiva do tabaco na Suíça
Chefe do Executivo participará da Missão Oficial representando o Município de Vera Cruz e a Amprotabaco