Presidente da Amprotabaco reforçou em agenda com autoridades internacionais que a substituição da cultura é inviável para pequenas propriedades
Prefeito de Vera Cruz e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Gilson Becker, está em missão oficial em Genebra, na Suíça. A agenda internacional, que iniciou nessa terça-feira (6) e segue até domingo (11), tem como foco encontros com autoridades para tratar dos impactos das políticas globais sobre a cadeia produtiva do tabaco brasileira, especialmente em municípios como Vera Cruz, onde a cultura representa cerca de 70% da produção primária.
Nos primeiros dias da missão, Becker participou de uma audiência com o embaixador do Brasil em Genebra, Tovar da Silva Nunes, e com a ministra conselheira de Saúde do Brasil junto à ONU. Segundo Gilson Becker, o encontro foi muito produtivo, com destaque para o interesse e o conhecimento do embaixador sobre a temática. “Conseguimos detalhar a importância da cadeia do tabaco, que envolve mais de um milhão de pessoas diretamente, e reforçar os riscos de novas restrições à produção, como as que estão sendo discutidas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco”, afirmou.
Becker também destacou preocupações comuns, como o avanço do cigarro eletrônico e o contrabando de produtos derivados do tabaco. Ele reforçou que 90% da produção nacional é destinada à exportação e que o setor é responsável por significativa geração de divisas, especialmente nos três estados do Sul e na Bahia. “São mais de 500 municípios produtores, e a substituição em larga escala da cultura é economicamente inviável para pequenas propriedades”, explicou.
A missão ocorre meses antes da 11ª Conferência das Partes da CQCT (COP 11), prevista para novembro, também na Suíça. Becker ainda ressaltou que o embaixador demonstrou sensibilidade com os argumentos apresentados e se comprometeu a buscar mais informações para evitar que o Brasil adote posicionamentos que resultem em prejuízos ainda maiores à cadeia produtiva.
Notícias relacionadas

Tradicional Encontro de Famílias Rurais reúne 14 grupos em Cerro Alegre Baixo
Organização espera receber 300 pessoas ao longo do dia

Encontro de Famílias Rurais reúne comunidade em Cerro Alegre Baixo nesta quinta-feira
Programação inclui palestra sobre violência contra a mulher, gincana, doações e atividades culturais

“O Governo Federal tem que se sensibilizar com o agro gaúcho”, aponta deputado Marcelo Moraes
Após pressão, o Ministério da Agricultura se comprometeu a publicar uma portaria suspendendo o pagamento das dívidas de produtores rurais com bancos

Vale do Sol busca produtores para testarem cultivo de pimenta rosa
Secretaria de Agricultura vai selecionar de 5 a 10 produtores rurais que tenham área para plantar aproximadamente 10 plantas para pesquisa técnica de desenvolvimento e produção