Abel Trindade (PL) diz que projeto busca garantir neutralidade política e ideológica no ensino municipal
O vereador Abel Trindade (PL) apresentou um projeto de lei que institui diretrizes para o ensino municipal de Santa Cruz do Sul, baseado nos princípios da chamada Escola Sem Partido. A proposta, que começa a tramitar na próxima semana, busca regular a conduta de funcionários, professores e responsáveis quanto ao ensino de temas sociopolíticos, proibindo manifestações que possam ser interpretadas como favorecimento a determinada corrente político-partidária ou ideológica.
Entre os principais pontos do projeto, está a garantia de neutralidade política e ideológica no ensino, assegurando o pluralismo de ideias e a liberdade de consciência e crença dos alunos. Na justificativa, o projeto diz “reconhecer a vulnerabilidade dos estudantes no processo de aprendizado” e prevê que os pais ou responsáveis possam acompanhar o programa pedagógico das escolas municipais, além de participarem da definição das propostas educacionais.
O texto do projeto estabelece que a administração municipal deve coibir qualquer forma de doutrinação política ou ideológica dentro das instituições de ensino público. Também impõe restrições aos professores e administradores escolares, determinando que se abstenham de influenciar os alunos politicamente, avaliando-os de forma imparcial e sem envolver suas próprias convicções partidárias no conteúdo das aulas.
Caso aprovado, o projeto ainda prevê sanções para professores ou administradores que descumprirem as diretrizes estabelecidas, incluindo penalidades para aqueles que permitirem atividades escolares consideradas como doutrinação política. A proposta ainda deve passar pelas comissões da Câmara de Vereadores antes de ser votada em plenário.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão