Ferramentas como o videomonitoramento, o cercamento eletrônico e a vigilância colaborativa têm sido decisivas nas operações
A tecnologia tem sido uma aliada no trabalho da Brigada Militar na região, facilitando a captura de suspeitos e otimizando o trabalho dos policiais. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Rodrigo Schoenfeldt, destacou como ferramentas como o videomonitoramento, o cercamento eletrônico e a vigilância colaborativa têm sido decisivas nas operações.
O coronel explicou que, ao receber uma chamada através do número 190, o operador do centro de monitoramento pode verificar rapidamente, por meio de câmeras de segurança, a situação antes de despachar a viatura. Segundo ele, se a imagem não mostra nada, a equipe economiza o deslocamento da guarnição, que pode ser utilizada em outro atendimento.
O comandante apontou que um dos casos recentes em que a tecnologia foi fundamental foi o do sequestro de um empresário de Venâncio Aires. O cercamento eletrônico foi acionado e, em poucos minutos, a polícia localizou o veículo da vítima que havia sido furtado. “Foi o cercamento eletrônico. Nós avisamos o batalhão de Rio Pardo, eles colocaram a placa do suposto veículo que estaria sendo conduzido pelo suspeito do latrocínio, e identificaram que ele andou pela cidade. Em poucos minutos já identificaram que ele saiu da cidade, na direção de Santa Cruz. Aí fica fácil. É só pegar a rodovia, uma viatura indo de Santa Cruz e outra vindo de Rio Pardo, e quem chegar primeiro aborda”, revelou.
Além disso, o uso de câmeras de segurança tem sido crucial na coleta de provas para investigações e até condenações na justiça. De acordo com ele, as imagens têm grande valor, principalmente em julgamentos, sendo essenciais para a ação do Ministério Público e para a decisão do juiz. “As imagens falam mais do que mil palavras”, afirmou.
Ainda, ele apontou a importância da vigilância colaborativa, que permite que cidadãos conectem suas câmeras à central de monitoramento da corporação. A iniciativa em parceria com a comunidade tem se mostrado uma ferramenta eficiente, ajudando a resolver e até antecipar ocorrências. “Abrevia, facilita, auxilia e, muitas vezes, até resolve o nosso trabalho“, concluiu.
Notícias relacionadas

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Venâncio Aires
Indivíduo foi abordado pelo Batalhão Rodoviário da Brigada Militar na RSC-287

Brigada Militar prende foragido que aguardava em fila para voar de balão em Santa Cruz
Homem localizado no Parque da Oktoberfest tinha ordem judicial em aberto pela comarca de Cachoeira do Sul, e foi reconhecido por policial de folga

Foragido é recapturado pela Brigada Militar de Rio Pardo
Após procedimentos legais, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Homem é preso por furto a estabelecimento comercial em Santa Cruz
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia