Alberto Heck teve essas duas pautas aprovadas na última sessão da Câmara de Vereadores
Em meio a uma onda de calor intensa, o vereador Alberto Heck (PT) propõe ações para enfrentar as altas temperaturas e proteger o patrimônio natural da cidade. O parlamentar teve essas duas pautas aprovadas na última sessão da Câmara de Vereadores. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Heck falou sobre a necessidade de declarar o Túnel Verde um patrimônio ambiental, paisagístico e turístico e de desenvolver um protocolo municipal para o calor extremo.
Conforme Heck, uma proposta semelhante foi apresentada na legislatura passada pelo então vereador Gerson Trevisan, mas não foi votada, na ocasião, a proposta foi apresentada como uma indicação ao Executivo. “Nós precisamos, de fato, mostrar um pouco de consideração e preocupação com esse importante cartão postal da nossa cidade. Não só pelo cartão postal, mas pelo que representam as árvores dentro do espaço urbano”, destacou.
De acordo com ele, é preciso repensar toda a arborização urbana, pois, em sua análise, não há mais espaços tão agradáveis dentro da área urbana como o Túnel Verde. “As árvores ajudam a segurar o vento e refrescar o ambiente. Na verdade, o Túnel Verde é um verdadeiro ar-condicionado dentro do centro de Santa Cruz do Sul. Então, nós temos a capacidade, a estrutura da nossa cidade, das ruas, das calçadas, ela permite que em mais espaços se consiga projetar, é claro, bem pensado com as espécies que vão ser plantadas. Mas a possibilidade de nós produzirmos dentro do espaço urbano mais espaços agradáveis”, explicou.
Protocolo Municipal para calor extremo
Em relação ao protocolo para calor extremo, o vereador explicou que a proposta visa estabelecer medidas de proteção para os cidadãos, especialmente crianças e trabalhadores expostos ao sol forte. Ele citou como exemplo a distribuição de protetor solar para agricultores e operários da construção civil, medida que poderia ajudar a prevenir doenças como o câncer de pele.
O vereador enfatizou a necessidade de discutir e implementar essas medidas preventivas para garantir a qualidade de vida dos santa-cruzenses diante das mudanças climáticas e das ondas de calor cada vez mais frequentes.
Leia também
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão