Polícia

Rotary Santa Cruz Oeste doa embarcação, drone e equipamentos ao Corpo de Bombeiros

Publicado em: 25 de fevereiro de 2025 às 20:17 Atualizado em: 26 de fevereiro de 2025 às 06:38
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Pedro Thessing
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é aprimorar os recursos disponíveis para as operações de busca e salvamento na região

    No fim da tarde desta terça-feira (25), o Rotary Club Santa Cruz Oeste realizou a doação de uma embarcação com reboque, dois notebooks e um drone ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul. A doação, no valor aproximado de R$ 50 mil, foi feita para aprimorar a estrutura e os recursos disponíveis para as operações de busca e salvamento na região.

    O presidente do Rotary Santa Cruz Oeste, Paulo Roberto Haussen Sehn, destacou que a embarcação e os equipamentos são recursos essenciais para a atuação do Corpo de Bombeiros, principalmente após a calamidade das enchentes ocorridas no ano anterior. “Era uma necessidade, e que nossa comunidade toda necessitou muito na calamidade do ano passado, naquelas enchentes, e vai continuar sendo providencial“, disse. 

    O comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Daniel Dalmaso Coelho, explicou que cada item doado será de extrema importância para o trabalho das guarnições. A embarcação, fabricada em alumínio e reforçada para situações de busca e resgate, é um item crucial para operações em áreas alagadas. O drone, por sua vez, será utilizado para mapeamento aéreo durante as ocorrências, ajudando a identificar as melhores rotas e a situar a equipe de forma mais precisa. Os notebooks, além de sua função administrativa, são ferramentas essenciais para o controle e gestão das ocorrências, permitindo a mobilidade das equipes durante as operações.

    Ainda, o tenente-coronel Dalmaso afirmou que a tendência é que eventos climáticos extremos se tornem cada vez mais frequentes. Por isso, é necessário estar preparado. “Nós tínhamos uma preparação, mas para aquele evento que se apresentou, foi além dos esforços do próprio Corpo de Bombeiros e das instituições de segurança. A tendência é cada vez mais ter, até por essas questões climáticas cada vez mais intensas, então, cada vez mais as equipes precisam estar preparadas também“, apontou.