Se comprovada a fraude à cota de gênero, pode resultar na invalidação de toda a nominata eleita do partido a que ela pertencia
Está em investigação no Ministério Público (MP) uma ação de investigação judicial eleitoral em virtude da suspeita de fraude à cota de gênero, que teria sido cometida nas últimas eleições em Vera Cruz. Segundo a análise da Promotoria, um partido político teria disputado o pleito de 2024 com a candidatura fictícia de uma mulher.
A reportagem do Portal Arauto apurou que o caso atualmente está tramitando na Justiça Eleitoral. Os nomes do partido ou da mulher investigada estão sendo mantidos em absoluto sigilo pelas autoridades. A investigação pode gerar desdobramentos importantes no cenário do Legislativo.
Conforme a legislação em vigor, 30% das vagas nas eleições devem ser destinadas a mulheres. Porém, a Justiça vem investigando se existem irregularidades nas nominatas, como a presença de candidatas que não fizeram campanha, não tiveram recursos ou que pediram votos para concorrentes no pleito.
Nesses casos, os partidos podem ser punidos, e os votos anulados, o que resultaria na invalidação de todas as candidaturas do partido a que ela pertencia no Legislativo, bem como em mudanças na formação da Câmara de Vereadores.
Outra investigação
Esta é a segunda investigação em andamento confirmada pela Arauto em relação ao último pleito eleitoral em Vera Cruz. No último sábado (22), a reportagem já havia divulgado a apuração do MP sobre a compra de votos e abuso de poder econômico envolvendo um vereador. Este caso também segue em andamento.
Notícias relacionadas

Três homens são presos e mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PRF
Envolvidos foram conduzidos à polícia judiciária de Santa Cruz do Sul junto com os veículos e a droga

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo dois automóveis em Rio Pardinho
Sinistro foi registrado na tarde deste domingo de Páscoa

Após show no Rio Grande do Sul, Ferrugem e equipe sofrem acidente de ônibus
Nas redes sociais, cantor compartilhou uma imagem do veículo e falou sobre o susto

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Venâncio Aires
Indivíduo foi abordado pelo Batalhão Rodoviário da Brigada Militar na RSC-287