Assunto foi tema de debate na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira
O Túnel Verde foi um dos os assuntos mais debatidos na sessão desta segunda-feira (24) da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Na pauta do encontro, divulgada pela assessoria do Legislativo, o tema esteve presente em algumas indicações apresentadas pelos parlamentares. Entre as propostas, está de ampliação do atual trecho.
Considerado um dos cartões-postais do município, o Túnel Verde se estende hoje da Manoel Antônio de Barros até a Borges de Medeiros, na Marechal Floriano. A indicação de Edson Azeredo (PL) é que seja estendido até a 7 de Setembro. Com isso, a estrutura que tem cerca de 70 anos chegaria até a esquina do Charrua Hotel e contemplaria a Praça da Bandeira.
Para o vereador, é preciso planejar para evitar transtornos e conflitos como os que estão ocorrendo nas últimas semanas. “Nesta quadra, há poucas árvores e, com devido estudo, poderá ser plantada a espécie adequada, para que não ocorram os transtornos que estão sendo enfrentados com as tipuanas, no Túnel Verde”, colocou no documento.
Além de Edson Azeredo, outros vereadores tralham pedidos relacionados. Alberto Heck (PT) indica que o Túnel Verde seja declarado como patrimônio ambiental, paisagístico e turístico de Santa Cruz. Na visão dele, essa declaração oficial poderia consolidar a proteção do trecho e incentivar ações contínuas de preservação, qualificação e segurança.
Um exemplo citado por Alberto Heck é da Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, onde mais de cem árvores que formam também um túnel verde. “Com o apoio dos vereadores e vereadoras, poderemos consolidar a preservação desse espaço singular, garantindo que futuras gerações continuem a desfrutar de seus benefícios”, expressou.
O político do PT também apresentou um requerimento para realização de uma audiência pública sobre o Túnel Verde e a arborização urbana em Santa Cruz. Para ele, o encontro poderia esclarecer os critérios técnicos que orientam as ações de manejo e conservação das tipuanas discutir a implementação de políticas de arborização.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão