Rio Grande do Sul tem registrado clima extremamente elevado neste verão
O Rio Grande do Sul tem registrado temperaturas extremamente elevadas neste verão. Recentemente, o estado contou com uma onda de calor e, nos próximos dias, os termômetros devem registrar valores acima dos 40 graus novamente em Santa Cruz do Sul. A situação exige cuidados redobrados por parte da população para evitar problemas de saúde relacionados à exposição excessiva ao calor.
Leia mais: Santa Cruz terá nova onda de calor com temperatura acima dos 40°C
Especialistas alertam para a necessidade de manter o corpo hidratado, por isso, a principal recomendação é aumentar a ingestão de líquidos, mesmo sem sentir sede. Água e sucos naturais sem adição de açúcar são as melhores opções. Alimentos leves, como frutas e saladas, também são recomendados.
Outro ponto fundamental é o uso de roupas leves e frescas, além da proteção da pele com filtro solar para evitar danos causados pela radiação ultravioleta. Ainda, evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h é essencial, especialmente para crianças, que devem ser protegidas com chapéus de aba larga.
Bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar devem ser evitadas, pois podem contribuir para a desidratação e aumentar a sensação de calor. Caso ocorram sintomas como tontura, fraqueza ou outros sinais de estresse térmico, o recomendado é buscar atendimento médico.
Notícias relacionadas

Queda de cabeceiras e desbarrancamentos preocupam bombeiros voluntários em Candelária
Com cerca de 130 milímetros de precipitação até as 8h, a situação exige atenção da comunidade

Chuva forte interdita passagens em Sinimbu; confira os bloqueios
Quatro pontos foram bloqueados devido ao acúmulo de água

Santa Cruz registra 118 milímetros de chuva em poucas horas nesta sexta-feira
Volume concentrou-se principalmente durante a madrugada e causou transtornos em vários pontos da cidade

Forte chuva causa destalhamentos e queda de árvore em Santa Cruz
Defesa Civil atende moradores desde a madrugada