Tempo

Santa Cruz registra 118 milímetros de chuva em poucas horas nesta sexta-feira

Publicado em: 09 de maio de 2025 às 12:19
  • Por
    Guilherme Bica
  • FOTO: EMILY LARA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Volume concentrou-se principalmente durante a madrugada e causou transtornos em vários pontos da cidade

    A forte chuva que atinge Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira (9), provocou transtornos em diferentes pontos do município. Em menos de 12 horas, foram registrados 118,11 milímetros de precipitação, de acordo com a estação meteorológica localizada no Centro da cidade — um volume significativo, que corresponde a quase o esperado para metade de um mês inteiro.

    Os momentos de maior intensidade ocorreram entre 2h e 3h da madrugada, quando caíram 30,68 mm, e das 5h às 6h, com 40,08 mm registrados em apenas uma hora. O volume elevado, somado a fortes ventos, exigiu atuação imediata da Defesa Civil, que desde as primeiras horas do dia monitora áreas de risco e atende a chamados da população.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Cesar Eduardo Bonfanti, não houve danos expressivos, mas cerca de 15 residências tiveram destelhamentos em diversos bairros. Além disso, muros de duas casas cederam, e técnicos da prefeitura fazem avaliações estruturais.

    A tendência é de que o acumulado de chuva não seja tão expressivo ao longo da tarde e noite desta sexta.