Exclusivo

MP investiga vereador de Vera Cruz por compra de votos e abuso de poder

Publicado em: 22 de fevereiro de 2025 às 10:44 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2025 às 11:58
  • Por
    Cristiano Silva
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Fatos teriam sido cometidos pelo parlamentar durante o período eleitoral. Promotoria requisitou abertura de inquérito à PF

    Está em investigação no Ministério Público (MP) uma ação de impugnação de mandado eletivo contra um vereador eleito no pleito municipal de 2024, em Vera Cruz.

    O caso tramita em segredo de justiça, mas a reportagem do Portal Arauto apurou que a Promotoria Eleitoral investiga um caso de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, também conhecida como compra de voto.

    A apuração analisa quatro fatos que teriam sido cometidos pelo parlamentar durante o período eleitoral. Entre esses estaria a entrega de dinheiro; um colchão; fitas kinésio e bandagens; e cestas básicas e doações através de uma organização não governamental (ONG).

    O MP requisitou a abertura de inquérito policial em virtude dos fatos mencionados, em caso que está em andamento na Polícia Federal. Dois homens e uma mulher forma arroladas como testemunhas.

    Ao final do procedimento, se houver comprovação dos fatos, pode resultar na cassação do diploma do vereador e multa. Uma vez determinada essa cassação, podem ser declarados nulos para todos os fins os votos atribuídos ao vereador.

    Ainda, pode ocasionar o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. O nome do vereador citado no procedimento está sendo mantido em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também