Edson Azeredo revelou, em entrevista à Arauto News, que pretende apresentar o assunto em breve na Câmara de Vereadores
Nesta quinta-feira (20), em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, o vereador de Santa Cruz do Sul, Edson Azeredo (PL), revelou que pretende apresentar, em breve, um projeto para a distribuição gratuita de Ozempic no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta visa atender pessoas com condições de saúde que demandam o uso da medicação, especialmente aquelas que enfrentam problemas relacionados à obesidade e ao diabetes tipo 2.
“Está se discutindo muito a questão de uma injeção, que é da Ozempic, que é para as pessoas que precisam emagrecer. E ela não é barata. Eu defendo que ela tem que estar no SUS à disposição. Mas me questionam que isso não é uma questão de saúde, mas sim de estética. Não, isso é pra saúde. Porque a pessoa que está querendo emagrecer usando uma medicação como essa, ela já tem um problema de diabete junto, ou de coração, ela tem outros problemas que vêm. E o governo tá mantendo toda essa medicação e esse tratamento da pessoa”, destacou Azeredo durante a entrevista.
O vereador relatou que a ideia surgiu a partir de relatos de cidadãos que utilizam o medicamento e que anteriormente enfrentavam altos custos com tratamentos menos eficazes. Segundo ele, a proposta seguirá o mesmo rigor aplicado ao projeto da Cannabis medicinal, também de sua autoria, que foi aprovado na cidade.
“Eu recebo muitos projetos, e eu eu tenho que agradecer a Deus por ele ter me permitido ser a ferramenta que eu sou hoje. Eu consigo, com a minha voz, trazer pessoas perto da gente que trazem projetos diferentes. E esses projetos têm chegado muito para mim. E essa da questão da Ozempic chegou. Porque são duas pessoas que estão fazendo uso e que antes gastavam muito com outras medicações. Então eu vou trabalhar na linha da Cannabis medicinal. Não tenho o conhecimento exato ainda, eu já sei de duas cidades que eu vou visitar que hoje estão disponibilizando. Eu quero ir lá, eu quero visitar, eu quero ver como é que é”, afirmou.
Azeredo mencionou que a implementação do Sensor Libre, ferramenta utilizada para o tratamento do diabetes, seguiu o mesmo caminho: primeiro, visitando ambulatórios e estudando a logística de distribuição antes de apresentar o projeto. Para o vereador, a inclusão do Ozempic no SUS local exige o mesmo cuidado, mas representa um passo necessário para melhorar a saúde pública em Santa Cruz do Sul.
O que é o Ozempic?
O Ozempic é um medicamento à base de semaglutida (1,34 mg/mL), um análogo do GLP-1, hormônio produzido no intestino que atua no sistema nervoso central, controlando a saciedade, o gasto calórico e o apetite. Originalmente desenvolvido para o tratamento do diabetes tipo 2, o fármaco reduz a taxa de glicose no sangue e, recentemente, vem sendo prescrito também para o tratamento da obesidade e do sobrepeso.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, em janeiro de 2023, o Wegovy, outra formulação de semaglutida, especificamente para essa finalidade. Segundo a bula, o Ozempic é indicado para adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlado, podendo ser usado em monoterapia ou em combinação com outros antidiabéticos. Vale ressaltar que o medicamento não trata diabetes tipo 1 nem substitui a insulina.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão