Promover o acesso à alimentação e fortalecer a agricultura familiar são os objetivos principais da proposta
A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, inicia a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal. Em um primeiro momento, reuniões serão realizadas para a elaboração do Projeto de Lei do PAA Municipal que deve prever a aquisição de alimentos e demais produtos produzidos por agricultores familiares e cooperativa do município e com cadastro ativo no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Promover o acesso à alimentação e fortalecer a agricultura familiar são os objetivos principais da proposta.
O Programa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional, e fortalecer a diversificação rural. O programa foi praticado apenas com recursos federais e, nos últimos anos, os recursos tiveram cortes significativos. Por este motivo, o programa municipal vem para garantir a continuidade. “É notável que a agricultura tem papel relevante de influência na economia do município”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim.
O Projeto de Lei será direcionado a votação na Câmara de Vereadores. Após aprovado, e sancionado pelo prefeito Jarbas da Rosa, dando início a Lei Municipal, a Prefeitura abre o edital de chamamento público, no qual os interessados se habilitam. Já, a seleção das famílias beneficiadas será conduzida em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Isso garantirá um processo de seleção justo e transparente, baseado em critérios bem definidos.
Assim que o edital for lançado, a Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) irá se habilitar para o fornecimento de alimentos por meio dos mais de 240 sócios. “A implantação do PAA Municipal é um sonho que a Cooperativa tem a um bom tempo. Vai agregar muito, tanto para o produtor e para quem recebe os alimentos. Uma felicidade que este projeto está começando a sair papel com a atual administração e do apoio do secretário. Trocamos ideias e experiências com outro município que já executa esse projeto. Então, acredito que não será difícil de ser realizado. Vamos nos reunir com as entidades que tenham interesse e serão beneficiadas. Estou agradecida pelo empenho de implantar este projeto para a agricultura do município”, explana a presidente da Cooprova, Mônica Moraes.
Notícias relacionadas

Escola Família Agrícola de Vale do Sol elege nova diretoria
A chapa única contou com 18 membros e foi aprovada por unanimidade

Amprotabaco propõe criação de câmara técnica aos deputados do Paraná
Objetivo é acompanhar a implementação da lei da classificação do tabaco nas propriedades rurais do estado

“Procura cresceu 100%”, garante feirante em relação à venda de peixes
Nesta quarta-feira (16) teve início a Feira do Peixe em Vera Cruz, junto ao Espaço do Produtor Rural

Primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 125 famílias em Venâncio Aires
As cestas são compostas por frutas, legumes, verduras e outros itens cultivados pelos produtores locais