Atualmente, o município conta apenas com um profissional da área trabalhando 20 horas por semana
Após a enchente histórica de 2024, Sinimbu vem enfrentando desafios para reconstruir o município. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o prefeito da cidade, Wilson Molz, destacou a perda significativa de infraestrutura, incluindo parte do Executivo, documentação, equipamentos e veículos, o que deixou a administração em situação precária.
Apesar dos desafios, Molz enfatizou o compromisso da administração em avançar com a reconstrução. Ele destacou os esforços para agilizar os processos licitatórios paralisados e reforçar a estrutura administrativa do município, que sofria com escassez de funcionários. “Como vereador, ainda no ano passado, eu já dizia que a estrutura administrativa do município estava muito pequena e falha. Porque não se faz um trabalho bom hoje com 20 pessoas trabalhando no município”, afirmou.
Um dos principais entraves apontados por Molz é a burocracia. Ele citou o exemplo de licitações para pontes e pontilhões que foram paralisadas devido a divergências técnicas. Para resolver esse problema, o município buscou auxílio do Tribunal de Contas e do Ministério Público.
Leia também
Alta demanda e escassez de engenheiros
Durante a entrevista, o prefeito também abordou a questão da liberação de recursos para a reconstrução. Salientou que, embora a maioria das obras já tenha recursos garantidos, o processo de licitação está atrasado devido à falta de engenheiros.
Molz explicou que o município conta atualmente com apenas um engenheiro trabalhando 20 horas por semana, o que é insuficiente para a demanda de projetos necessários. “Em uma cidade que precisa fazer 30, 40 obras este ano, nós não conseguimos evoluir. Porque cada licitação precisa de um trâmite que é muito burocrático”, destacou.
Para agilizar o processo, a prefeitura solicitou autorização da Câmara de Vereadores para contratar engenheiros adicionais, mas a aprovação demorou, e a contratação ainda não foi efetivada.
Notícias relacionadas

Entenda como Vera Cruz tratou o replantio de árvores que formam o Túnel Verde da Rua Ernesto Wild
O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Capital das Gincanas, Ricardo Konzen, detalhou as medidas adotadas

Desde 2019, escola de Vera Cruz adota restrição de celulares e promove interação entre alunos
Decisão surgiu devido à percepção de que o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos estavam afetando a atenção e o desempenho dos estudantes

Balneário da região é considerado impróprio para banho
Informação consta em boletim divulgado nesta sexta Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)

Nova gestão da Ajesc aposta no crescimento e em novas oportunidades para associados
Jonas Batista assumiu a presidência da entidade, que passa a ter mandato de dois anos, conforme alteração estatutária