Geólogo e ambientalista aponta que medida possibilitaria diagnóstico detalhado, avaliando a estabilidade de cada árvore individualmente
Após o início das obras do calçadão da Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, quatro tipuanas no Túnel Verde já cederam e precisaram ser removidas. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o geólogo, ambientalista e coordenador do Movimento pelo Cinturão Verde, José Alberto Wenzel, afirmou que são necessárias medidas urgentes para salvar as tipuanas restantes.“Eu ainda confio que dá para salvar o Túnel Verde. Dá para ter atitudes melhores do que as que vêm sendo levadas a efeito, e eu ainda tenho esperança”.
Segundo Wenzel, é fundamental interromper momentaneamente a obra para que um diagnóstico detalhado seja feito, avaliando a estabilidade de cada árvore individualmente. “É melhor investir três dias em fazer uma boa avaliação, e aí seguir com a obra de forma ponderada e estabilizada. Tem que ter um diagnóstico primeiro. Tem como fazer, são só 18 tipuanas de cada lado. Pega três técnicos e você avalia isso em um dia”, disse.
O geólogo criticou o modo que os trabalhos tem sido feitos, especialmente com o uso de máquinas pesadas e escavações próximas às raízes. “Não pode ser feito desse modo, pegar essas super máquinas que colocaram lá na semana passada. Respeitosamente, mas eu discordo totalmente. As pessoas estão confundindo rodovia com alameda. Uma via com árvores do lado, é isso que é o Túnel Verde. Então, não é uma estrada geral, não é fazer uma freeway. Não pode botar máquina pesada, não podia ter sido cavocado aquela vala lá, onde é que descalçou totalmente as raízes das tipuanas que já estão fragilizadas. É um somatório”, apontou.
De acordo com o ambientalista, é possível modernizar a infraestrutura da cidade sem comprometer o meio ambiente. Ele sugeriu a implementação de um sistema de logística que impeça o trânsito de caminhões pesados na região, como um porto seco, onde apenas veículos pequenos trafeguem pelo local. “Estreita, mas suficientemente para passar um veículo em caso de emergência. O resto tem que ser do povo, é da cidade, é das tipuanas. Esse é o pensamento que tem que nos nortear. Nós temos que tirar o trânsito do centro, e não empurrar trânsito para o centro”, afirmou.
Outra preocupação é que mais tipuanas possam ceder. Wenzel explicou que as raízes dessas árvores são interligadas, funcionando como um sistema de suporte, por isso, quando uma é afetada, todas ao redor são prejudicadas.“As raízes se conversam. As pessoas dizem que só foi cortada uma raizinha pequena, mas não tem raizinha pequena. Na situação de sobrevivência como essas tipuana estão, qualquer raiz é extremamente importante”, explicou.
Ainda, caso seja necessário replantar árvores, o geólogo defende que a espécie utilizada deve ser a mesma. “No Túnel Verde tem que ser tipuana. É a característica da via”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Prefeitura de Santa Cruz solicita mil novas casas ao Ministério das Cidades
A medida visa atender à crescente demanda habitacional na cidade

Mato Leitão abre processo seletivo para contratação na área da educação
Inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Administrativo Municipal

“Vamos terminar com a intolerância religiosa dentro dessa cidade”, diz presidente do Conselho do Povo de Terreiro de Santa Cruz
Em entrevista, representantes afirmaram que o município ainda está longe de uma verdadeira mudança

Confira dicas de como evitar golpes e curtir o Carnaval com segurança
Em meio aos blocos de rua e desfiles, criminosos aproveitam a aglomeração para causar prejuízos