Polícia

Deputado afirma ter sido surpreendido por operação da PF

Publicado em: 13 de fevereiro de 2025 às 13:58
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
    compartilhe essa matéria

    Operação EmendaFest foi deflagrada nesta quinta-feira

    Santa Cruz do Sul foi palco, na manhã desta quinta-feira (13), da Operação EmendaFest, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que investiga um suposto esquema de desvios de recursos públicos envolvendo emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery. Entre os alvos da investigação estão possíveis casos de corrupção ativa e passiva. Agentes da PF cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal em cidades do Rio Grande do Sul, além da capital federal.

    Um dos nomes citados no caso é o do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). Em nota oficial, o parlamentar negou ser alvo direto da operação e afirmou estar surpreso com os fatos. “O deputado Afonso Motta sustenta que nem ele, nem o gabinete foram alvos da operação da PF. O parlamentar afirma que foi surpreendido e que está buscando acesso aos autos para entender o que é investigado e se posicionar”, diz o comunicado emitido por sua assessoria.

    O Hospital Ana Nery também emitiu uma nota reiterando que tem prestado total colaboração às investigações, afirmando seu compromisso com a transparência.

    O Hospital Ana Nery, referência em saúde e bem-estar desde sua inauguração em 1955, reafirma seu compromisso com a transparência, a integridade e o pleno cumprimento das normas legais.

    Na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a instituição tomou conhecimento, com surpresa, da operação EmendaFest. Desde então, tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo prontamente todos os documentos solicitados e colocando-se à disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.

    O Hospital Ana Nery reitera seu compromisso com a ética e a legalidade e seguirá colaborando com as investigações para que sejam conduzidas com a máxima celeridade e transparência.

    Leia também