O novo gerente é formado em técnico agrícola com habilitação em Agricultura, possui ensino superior em Direito e pós-graduação em Direito Previdenciário. Na Emater, atuou em Restinga Seca e Sobradinho
O extensionista rural Rotiére José Busatto Guarienti assumiu na quarta-feira (12) a Gerência Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade. A transição do cargo, até então sob a coordenação da extensionista rural social Lúcia Souza, aconteceu em um café da manhã, na sede do regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, e que contou com a presença do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz e da equipe regional.
O novo gerente é formado em técnico agrícola com habilitação em Agricultura pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (Cefet-SVS), possui ensino superior em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-graduação em Direito Previdenciário pela Dom Alberto.
Guarienti ingressou na Emater/RS-Ascar em fevereiro de 2014 e atuou nos municípios de Restinga Seca e Sobradinho, neste último exercendo o cargo de chefe de escritório. “Entendo que o compromisso será ainda maior. O Regional, assim como toda a Instituição, conta com excelentes profissionais, somos referência em diversas áreas, desenvolvemos com excelência nosso trabalho, levando aos assistidos e aos parceiros ferramentas desenvolvidas pelo Governo do Estado e repassadas pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seapi)”, frisou, ao se referir sobre o desafio de assumir a Gerência.
O novo gerente destaca ainda o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar que, em 2025, celebra 70 anos de atuação junto às famílias agricultoras do Rio Grande do Sul. “Importante salientar que a Emater atua em diferentes áreas, prestando atendimento sem distinção quanto ao tamanho da propriedade e olhando para os anseios e sonhos das famílias. Com o trabalho desenvolvido em todo o regional, é possível repassar aos produtores assistidos maneiras de diminuir custos estabilizando a produção, auxiliar na gestão das culturas e tornando o campo cada vez mais sustentável”, finaliza Guarienti.
Rotiére passa a responder pela Gerência Regional juntamente com a extensionista rural e atual gerente regional adjunta, Adrieli Gerevini. Lúcia Souza, que esteve à frente da região no período de 2015 a 2025 passa a desenvolver suas atividades no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Rio Pardo.

Extensionista rural Rotiére José Busatto Guarienti assumiu na quarta-feira | Divulgação
Notícias relacionadas

Tabaco garante renda superior e estabilidade no campo, aponta Gilson Becker
Presidente da Amprotabaco reforçou em agenda com autoridades internacionais que a substituição da cultura é inviável para pequenas propriedades

Programa de recuperação para a agricultura familiar é aprovado na Assembleia Legislativa
Iniciativa vai beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 150 mil unidades produtivas

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires abre inscrições para o Promagro
Interessados devem procurar a pasta para realizar o processo

Prefeito Gilson Becker defenderá os interesses da cadeia produtiva do tabaco na Suíça
Chefe do Executivo participará da Missão Oficial representando o Município de Vera Cruz e a Amprotabaco