Objetivo é prevenir e reduzir a criminalidade, bem como aumentar a segurança das localidades
O vereador Edson Sortica (PL) ingressou com projeto de lei na Câmara na qual propõe a instituição do Programa de Monitoramento por Câmeras de Segurança em Áreas Rurais no município de Santa Cruz do Sul. Segundo o vereador o objetivo é o de prevenir e reduzir a criminalidade, bem como aumentar a segurança dos moradores e frequentadores dessas localidades.
O parlamentar justifica que a proposta visa aumentar a segurança nas áreas rurais e isoladas do município de Santa Cruz do Sul. “Esta medida busca prevenir delitos e proporcionar maior tranquilidade aos moradores e frequentadores dessas localidades”, observa.
O vereador aponta que experiências em outros municípios demonstram que a implementação de sistemas de videomonitoramento contribuiu significativamente para a redução da criminalidade. “A integração das câmeras ao sistema de monitoramento dos órgãos de segurança, permitirá uma resposta mais rápida e eficiente às ocorrências, além de servir como ferramenta de apoio às investigações”, finalizou.
Pela proposta, o programa consiste na instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos das áreas rurais, definidos a partir de estudos técnicos realizados pelos órgãos competentes de segurança pública, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança e a comunidade local. Os equipamentos instalados deverão possuir tecnologia adequada para capturar imagens de alta resolução, permitindo a identificação clara de pessoas e veículos, e deverão estar integradas ao sistema de monitoramento ficando à disposição dos órgãos de segurança.
As imagens capturadas serão armazenadas e poderão ser utilizadas exclusivamente para fins de segurança pública, investigação criminal e instrução processual, respeitando-se a legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados. A administração municipal poderá firmar parcerias com órgãos de segurança, visando à implementação, manutenção e ampliação do sistema de videomonitoramento nas áreas contempladas pelo programa.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão