Conselho da Agricultura Familiar do município acompanha e realiza levantamentos sobre a situação
Com o avanço da estiagem no Rio Grande do Sul, municípios da região começam a registrar e contabilizar perdas na agricultura. Vera Cruz é uma das cidades que já está sentindo o impacto e tem buscado auxiliar os produtores rurais.
Na semana passada, o Conselho da Agricultura Familiar, que reúne prefeito, secretários, cooperativas de crédito e de grãos, sindicatos, Emater e outras instituições ligadas ao meio rural, realizou uma reunião para debater o tema e procurar alternativas diante da estiagem.
Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Vera Cruz, Cristian Wagner, explica que município tem duas realidades com relação a agricultura. “Nós já temos perdas significativas, principalmente na produção de soja e milho, isso na região sul do nosso município. Enquanto que na região norte nós tivemos chuvas bastante expressivas. Pegando os volumes nas últimas duas semanas, passa de 150 milímetros. Em outras regiões, nós tivemos volumes de 17 a 25 milímetros”, ressalta.
Em virtude dessa chuva esparsa, Wagner salienta que a situação começa a preocupar. Porém, as perdas ainda não somam para que Vera Cruz possa decretar situação de emergência. “E assim é a situação de Santa Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado. Os municípios no entorno [de Vera Cruz] vivem a mesma realidade.”
Conforme o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Vera Cruz, a diretoria está em contato com a Emater. Uma das alternativas é o acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), porém, no momento, segundo ele, o volume é pequeno. “Mas que já nos preocupa olhando as previsões para o restante do mês de fevereiro”, afirma.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a partir de dados encaminhados pelos centros meteorológicos, a previsão é que o calor e as chuvas abaixo da média sigam até o final de fevereiro. Com isso, a estiagem deve se intensificar e ocasionar novas perdas para a agricultura do Estado.
Notícias relacionadas

Tabaco garante renda superior e estabilidade no campo, aponta Gilson Becker
Presidente da Amprotabaco reforçou em agenda com autoridades internacionais que a substituição da cultura é inviável para pequenas propriedades

Programa de recuperação para a agricultura familiar é aprovado na Assembleia Legislativa
Iniciativa vai beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 150 mil unidades produtivas

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires abre inscrições para o Promagro
Interessados devem procurar a pasta para realizar o processo

Prefeito Gilson Becker defenderá os interesses da cadeia produtiva do tabaco na Suíça
Chefe do Executivo participará da Missão Oficial representando o Município de Vera Cruz e a Amprotabaco