Em entrevista à Arauto News, Leonel Garibaldi destacou os desafios e as principais iniciativas de sua pasta
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Cruz do Sul, Leonel Garibaldi, destacou os desafios e as principais iniciativas de sua pasta. Com foco na geração de empregos e na desburocratização de processos para novos empreendedores, Garibaldi afirmou que está dando continuidade às ações que defendia anteriormente como vereador do Novo.
Segundo o titular da pasta, uma das prioridades da secretaria é a elaboração de um Plano de Desenvolvimento para Santa Cruz. Esse estudo tem como objetivo diagnosticar as dificuldades enfrentadas por empresas locais, a fim de propor soluções e o apoio necessário por parte do poder público. “Assim, podemos entender de que forma agir assertivamente. Esse Plano de Desenvolvimento é conhecer a realidade das micro, pequenas, médias e grandes empresas de Santa Cruz do Sul”, explicou.
Um desafio apontado por Garibaldi é o déficit orçamentário encontrado ao assumir a pasta. Ele destacou que a gestão municipal deve adotar medidas de contingenciamento e que os secretários terão que ser criativos para enfrentar a situação. Porém, ele defende que uma das alternativas é a parceria com a iniciativa privada. “Para ultrapassarmos essas dificuldades orçamentárias, é pelas parcerias público-privadas. […] A gente pode aprimorar os espaços, melhorar a gestão pública. Depende, sim, de muita criatividade e, certamente, da iniciativa privada em apoiar essas iniciativas que o município já construiu. Nós temos condição de fazer essa aproximação do poder público com a iniciativa privada e é para esse fim que iremos trabalhar”, disse.
O secretário também ressaltou a importância do Gauten Parque Tecnológico, que abriga startups e empresas de inovação, mas que carece de beleza. Para melhorar a infraestrutura do local sem onerar os cofres públicos, Garibaldi pretende encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que permitirá parcerias público-privadas para o embelezamento do espaço, onde empresas interessadas poderão patrocinar melhorias em troca de publicidade.
A secretaria também tem sob sua responsabilidade a gestão do Banco do Povo, que oferece microcrédito para pequenos empreendedores, e a Casa do Empreendedor, que busca facilitar a abertura de novos negócios.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão