Empresário frisou que estão garantidos mais de R$ 10 milhões em produções originais para 2025, além do impacto econômico de publicidade e vídeos institucionais
O empresário Diego Tafarel usou a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para falar em nome da Associação Santa Cruz de Cinema e Audiovisual. Ele fez a apresentação do projeto Santa Cruz Polo Audiovisual, os planos do ecossistema para o desenvolvimento do audiovisual e da cultura no município.
Diego Tafarel destacou que a história da produção audiovisual em Santa Cruz remete há mais de 30 anos de presença na cidade com produtoras consolidadas, como Draw e Home. Em 2002 foi fundado o curso de produção audiovisual na Unisc, o mais antigo do Estado, sob o comando do professor Leonel Aires.
“Esse curso é responsável pela formação de centenas de alunos, muitos dos quais se tornaram referências nacionais e internacionais, profissionais de destaque como Carlos Kulpa e Fred Luz”, observa. Eles, por exemplo, atuam em produções de impacto nacional e internacional, como, por exemplo, em comercial com a cantora Madonna; ou com Fernanda Montenegro em comercial; em cena da série do Ayrton Senna; com a atriz Isis Valverde no comercial da Coca-Cola; e com Joana Kannenberg, em série famosa.
A cidade também possui a primeira produtora focada em cinema – a Pé de Coelho – que há mais de 10 anos é vocacionada para o cinema e produção de conteúdo. “Hoje, são dezenas de produtoras, abrindo caminhos e consolidando Santa Cruz no cenário audiovisual. Existe uma expansão das produtoras, como a Supernova, Fak Santo, Dois M, Ajiboia, Madalena, Caja Manga, Draw, Home, Gustavo Acioli, Boca de Sons, Estúdio Azul, Up Produtora, Pé de Coelho, Pach”, cita. Tafarel lembra que a ideia de permanecer na cidade e ainda assim produzir filmes e gerar renda se fortalece, impulsionando a criação de novas produtoras.
O trabalho das produtoras locais tem grande repercussão no cenário dos festivais, como os de Gramado, Rio de Janeiro, Havana, Cine PE, Tiradentes, Penedo, Prêmio Goya e FAM. “Santa Cruz se faz presente em grandes festivais nacionais e internacionais. Chegamos a ser qualificados para o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol e um dos maiores do mundo”, aponta.
Dentro deste contexto, surgiu a ideia de criar o Festival Santa Cruz de Cinema. “Com um setor organizado, surgiu a unificação entre Pé de Coelho Filmes, Sesc e Unisc para criar o Festival Santa Cruz de Cinema. Esse evento coloca Santa Cruz nos olhos do Brasil, sendo o de maior mídia espontânea do município. O festival fomenta cultura, gera emprego e oferece cursos preparatórios. Estamos no oitavo ano deste evento, reconhecido nacionalmente. E esse ano teremos grandes players presentes no evento, como Netflix e Amazon”.
Santa Cruz Film Commission
Diante disso, foi criada a Santa Cruz Film Commission, que surge para atrair produções para a cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e injetando dinheiro em setores como hotéis, transporte, restaurantes e marcenaria. “Isso fortalece a visibilidade de Santa Cruz e cria oportunidades de trabalho para profissionais locais. Em pouco mais de um ano, a Film Commission já apoiou dezenas de projetos, consolidando Santa Cruz como a melhor cidade para filmar no Estado”, relatou.
Segundo Tafarel, com esse suporte, milhões de reais em produção estão garantidos para 2025. A Film Commission foi instituída por lei aprovada em 2023, demonstrando o reconhecimento e apoio local ao setor. “Produções do History Channel, longas-metragens e atores famosos já passaram por aqui, gerando impactos positivos para o turismo e a economia”, exemplificou.
Estrutura
Segundo o diretor, Santa Cruz do Sul estruturou um ecossistema forte no audiovisual, composto pelo curso de cinema, produtoras, festival de cinema e Film Commission. Para consolidar e expandir essa estrutura, nasce o Santa Cruz Polo Audiovisual, iniciativa com fomento estadual para impulsionar ainda mais o setor na região.
“Queremos ser competitivos como as capitais, produzir grandes filmes e fortalecer nossa posição no mercado. Já garantimos mais de R$ 10 milhões em produções originais para 2025, sem contar o impacto econômico de publicidade e vídeos institucionais”, relata Tafarel.
O audiovisual é uma das maiores indústrias do mundo, com mais de 40 produtoras apenas no Santa Cruz Polo Audiovisual. “Estamos aqui para apresentar o polo e pedir que todos continuem apoiando o seu desenvolvimento. O audiovisual é uma indústria inteligente, sustentável e de impacto econômico, fortalecendo turismo, identidade e geração de emprego. Precisamos proteger o Festival Santa Cruz de Cinema, aumentar os investimentos na Santa Cruz Film Commission e pensar em um plano de desenvolvimento sustentável para manter o crescimento do setor através do Santa Cruz Polo Audiovisual”, finalizou.
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