Segundo Paparico Bacchi, modelo free flow representaria um erro econômico para a população gaúcha
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Paparico Bacchi (PL), criticou o modelo proposto pelo governo do estado para a duplicação de rodovias com a instalação de pedágios no sistema free flow. O projeto inclui a duplicação de trechos importantes da região, como a RSC-453, que abrange a região de Venâncio Aires, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, e Lajeado. Um deles seria no quilômetro 10 da rodovia, em Linha Travessa, no interior da Capital do Chimarrão.
De acordo com Bacchi, o modelo de pedágio representaria um erro econômico para a população gaúcha. Ele argumenta que as pessoas mais pobres, muitas delas sem automóvel, acabariam arcando com o custo indireto do pedágio, o que aumentaria o custo de vida no estado.
“Um dos pedágios mais caros do Brasil, 0,23 centavos ao quilômetro rodado, é 0,23 por eixo. Se você tem um automóvel é 0,23, se você tem um caminhão, aí vai somando o número de eixo para saber quanto se pagará de pedágio por rodovia”, disse. O deputado acrescentou que o governo estadual está preparando um leilão para a concessão das rodovias, previsto para acontecer em abril em São Paulo, e que está mobilizando a opinião pública e até planejando recorrer à Justiça para barrar o processo.
O parlamentar também criticou as audiências públicas realizadas pelo governo, que, segundo ele, não têm sido efetivas em ouvir as demandas da população. Ainda, ele destacou que não enxerga a administração pública disposta a ceder com as reivindicações populares. “O governo não tem vontade de ouvir ninguém, está cego para as privatizações, não sei o que é que move o governo de tanta vontade, que possa deixar o governador tão feliz em pedagiar rodovias por 30 anos. Então, o governo não tem o menor dos interesses”, afirmou.
Na semana passada, ao fim da audiência na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi e profissionais do BNDES agradeceram a participação da comunidade e se comprometeram a levar as sugestões ao Governador Eduardo Leite. Após todo o processo de escuta e acolhimento das demandas, o Governo do Estado vai lançar o edital para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras que irão abranger 32 municípios em quase 415 quilômetros de extensão.
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