Lançamento oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira
Na noite desta sexta-feira (31), a Casa das Artes Regina Simonis foi palco do lançamento oficial do 8º Festival Santa Cruz de Cinema. O evento marcou o início das atividades da edição deste ano, que contará com várias novidades, incluindo parcerias internacionais e a presença de grandes players do mercado audiovisual.
Conforme um dos criadores do festival, Diego Tafarel, entre as principais novidades destaca-se a realização da “Noite Conexão Brasil-Japão“, uma programação dedicada à celebração da cultura japonesa. A noite será marcada pela exibição de filmes japoneses e poderá contar com a presença do embaixador do Japão, além de uma imersão na gastronomia e bebidas típicas do país. Tafarel ressaltou que essa ação é uma parceria com a JTI, patrocinadora do evento e uma empresa de origem japonesa, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre o Brasil e o Japão. “Essa noite japonesa promete ser um grande evento prévio ao festival”, disse.
Outra grande novidade é a introdução de um evento de mercado, uma oportunidade inédita para produtoras locais do Santa Cruz Polo Audiovisual. Pela primeira vez na história do festival, o evento irá proporcionar a essas empresas a chance de desenvolver projetos de longas-metragens e séries, que passarão por uma pré-seleção e, caso aprovados, participarão de rodadas de negócios com grandes plataformas nacionais como Netflix, Globoplay e Amazon. “Uma grande novidade, uma baita oportunidade para nossa cidade continuar se desenvolvendo no que ela tem feito nos últimos tempos”, afirmou.
Além disso, o festival também anunciou que esta será a última edição com foco exclusivo no cinema brasileiro. A partir do próximo ano, o evento ampliará seu alcance para incluir produções de toda a América Latina, além de Portugal e Espanha, tornando-se um festival ibero-americano. De acordo com Tafarel, a mudança representa um grande avanço para o Santa Cruz de Cinema, que se consolida como um importante ponto de encontro para a indústria audiovisual internacional. “Será um festival ibero-americano maravilhoso”, concluiu.
Notícias relacionadas
Balneário Monte Alegre sedia homenagem a Iemanjá no próximo sábado
Evento é promovido pelo Centro de Umbanda Ogumberá Mar, em Vale Verde
Documentário resgata história da imigração alemã em Vale Verde
Produção audiovisual é dirigida pela jornalista Ana Lucia Kist, com fotografia do repórter cinematográfico Gilberto Conte
Santa Cruz Jazz and Blues Festival terá participação de Yamandu Costa
Terceira edição do evento já está confirmada e ocorrerá em agosto deste ano
Shows inéditos, cerveja exclusiva e acessibilidade; confira as novidades do Bailinho da Borges 2025
Lançamento oficial ocorreu na noite desta terça-feira, com apresentação da nova corte