TRADIÇÃO GAÚCHA

Após dois anos, adulta do CTG Lanceiros de Santa Cruz retoma atividades com foco no Enart

Publicado em: 01 de fevereiro de 2025 às 14:01
  • Por
    Emily Lara
  • Grupo conta com uma trajetória marcante no Enart | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Primeiro ensaio será na próxima segunda-feira

    Após dois anos de pausa, o CTG Lanceiros de Santa Cruz está retomando as atividades de sua invernada adulta. O grupo, que conta com uma trajetória marcante no Encontro de Tradições e Artes Gaúchas (Enart), teve sua última participação no evento em 2022, e agora o objetivo é formar um time sólido e preparado para 2025.

    O CTG Lanceiros conta com diversas categorias de invernadas, incluindo Dente de Leite, Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta, Veterana e Xiru. Além disso, a entidade possui diferentes departamentos, como bocha, chula e declamação. Em entrevista a Arauto News 89,9,o patrão do CTG, Aquiles Severo, destacou que o retorno do grupo adulto é muito importante, pois é considerado o carro-chefe da entidade. “É o enart, é a vitrine de cada CTG do estado”, afirmou.

    Para a retomada da invernada adulta, um grupo já foi formado, incluindo alunos, professores e um tema definido para a apresentação no Enart. O novo time terá uma preparação intensa, com 19 danças, além das coreografias de entrada e saída. A equipe será comandada pelo instrutor Daniel Matheus Theisen, com apoio de Cris Severo e Samuel Grando. O principal objetivo é superar as etapas regional e inter-regional para garantir a vaga na final no Enart.

    Tudo depende do grupo de dança, das pessoas que estão ali. Nós montamos a estrutura, os professores realizaram o trabalho, mas quem exerce são os dançarinos. Então, tudo vai depender da conduta e do tipo de trabalho a ser feito”, apontou o patrão.

    O primeiro ensaio da invernada adulta está marcado para a próxima segunda-feira (3), às 20h30min, na sede da entidade, localizada na Rua Farroupilha, 578, Bairro Schulz. Aos interessados, o CTG segue aberto a novos integrantes. “Todos que tiverem interesse, o CTG Lanceiros está sempre de portas abertas. Aquilo ali é uma grande família”, concluiu Severo.

    Ouça a entrevista completa: