FAZENDA ESTADUAL

Operação da Receita Estadual vai concluir visitas a estabelecimentos da região nos próximos dias

Publicado em: 28 de janeiro de 2025 às 20:59
  • Por
    Rafael Cunha
  • divulgação/governo do estado do Rio grande do sulS
    compartilhe essa matéria

    Ação é considerada a maior do tipo na história da administração tributária gaúcha

    A Receita Estadual retoma nesta quarta-feira (29) as visitas de orientação e prevenção na 4ª fase da Operação Varejo Legal, que prevê ações em 5 mil estabelecimentos localizados em 147 municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 4,3 mil varejistas receberam as equipes. As visitas contam com a participação de 628 servidores.

    A maior operação da história da administração tributária gaúcha tem como objetivo orientar os contribuintes sobre a importância do cumprimento voluntário e correto das obrigações tributárias, visitando os locais e conversando com os donos dos negócios. A primeira parte da 4ª etapa foi realizada entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro de 2024.

    Os municípios com mais visitas programadas foram Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Erechim, Cachoeirinha, São Leopoldo e Alvorada. Entre os principais setores de atuação dos estabelecimentos, estão os de veículos e autopeças, supermercados e calçados e vestuário. “A Varejo Legal oportuniza a aproximação com os contribuintes por meio de um trabalho preventivo, que auxilia os estabelecimentos varejistas a cumprirem a legislação. O objetivo é combater a sonegação e a concorrência desleal, proporcionando desenvolvimento econômico para o Estado e um ambiente de negócios mais justo”, destacou o subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Luis Fernando Crivelaro.

    No Vale do Rio Pardo, as cidades de Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz estão no foco da Operação.