Medida foi debatida entre representantes do Executivo municipal ainda na segunda-feira (27)
A escassez de chuvas vem impactando a economia e o dia a dia de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. Dados da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e da Emater apontam que as perdas causadas pela estiagem já ultrapassam R$ 48 milhões, afetando a agricultura e a pecuária. Em uma reunião coordenada pela Defesa Civil Municipal ainda na segunda-feira (27), com a participação das principais secretarias de governo, foi apontada a necessidade de decretar situação de emergência no município, caso não ocorram chuvas significativas nos próximos dias.
A crise hídrica também tem impactado diretamente na educação. A Secretaria de Educação enfrenta dificuldades para retomar as aulas no dia 12 de fevereiro, uma vez que a escassez de água compromete as atividades escolares, atingindo mais de 500 alunos na zona rural. “Estamos avaliando todas as medidas possíveis para impactar o mínimo possível a nossa população e garantir o pleno abastecimento neste período de intenso calor”, esclarece o secretário de Administração e coordenador da Defesa Civil, Gilson Soares.
Equipes da Secretaria de Cidadania já estão atuando nas áreas mais afetadas, como Coxilha Grande e Maria Santa, distribuindo água potável por meio de caminhões-pipa para garantir o fornecimento de água às famílias. Além disso, a Defesa Civil iniciou a instalação de duas cisternas disponibilizadas pelo Governo do Estado. Os equipamentos estão sendo instalados na Escola Marechal Rondon, na localidade de Dom Marcos, e na Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, no Chanã.
Além disso, para reforçar o fornecimento de água à população urbana, a Agea-Corsan prevê iniciar a dragagem dos açudes até sexta-feira (31), como medida emergencial para minimizar os efeitos da estiagem.
Notícias relacionadas

Escola Família Agrícola de Vale do Sol elege nova diretoria
A chapa única contou com 18 membros e foi aprovada por unanimidade

Amprotabaco propõe criação de câmara técnica aos deputados do Paraná
Objetivo é acompanhar a implementação da lei da classificação do tabaco nas propriedades rurais do estado

“Procura cresceu 100%”, garante feirante em relação à venda de peixes
Nesta quarta-feira (16) teve início a Feira do Peixe em Vera Cruz, junto ao Espaço do Produtor Rural

Primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 125 famílias em Venâncio Aires
As cestas são compostas por frutas, legumes, verduras e outros itens cultivados pelos produtores locais