Licitações anteriores tiveram problemas e a partir de agora Administração realizará processo mais simples
A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou, em março de 2023, um pacote de investimento. Entre as propostas previstas, estava a obra no antigo prédio da Casa de Cultura do município, localizado na esquina das Ruas Osvaldo Aranha e Reinaldo Schmaedecke.
O casarão, como é conhecido, é datado de 1920 e é uma das construções mais antigas do centro da cidade. O projeto tinha valor estimado em mais de R$ 495 mil e o objetivo, conforme especificado nas licitações, era manter as paredes externas originais do prédio, como forma de também reforçar a identidade do local, e criar espaços internos que pudessem ser utilizados pela comunidade.
No entanto, a Administração Municipal enfrentou problemas com as três licitações realizadas. Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a maior dificuldade é justamente com relação a manter as características originais do antigo prédio da Casa de Cultura. “Fazer toda uma infraestrutura interna e manter aquelas paredes acaba dificultando um pouco a participação das empresas”, analisa.
Em virtude disso, a Secretaria chegou a reestruturar o projeto, buscando, assim, facilitar e tornar mais atrativo para as empresas participarem da licitação. Em novembro, foi anunciado que uma empresa de Porto Alegre havia vencido o processo e executaria as obras. Apesar do contrato assinado, a vencedora não apresentou a documentação exigida dentro do prazo estabelecido. Deizimara explica que diante deste cenário, a Prefeitura tem, a partir de agora, a possibilidade de fazer uma contratação mais simples.
“Já que nós tivemos três licitações que deram em desertas e frustradas, a gente tem a possibilidade de uma contratação mais simples. Temos empresas de Venâncio [Aires] interessadas na participação dessa contratação direta, que a gente chama”, destaca. A partir de fevereiro, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo deverá entrar em contato com as empresas para que seja possível realizar um trâmite mais rápido e, desta forma, conseguir realizar as reformas no antigo prédio da Casa de Cultura. O objetivo é que as atividades iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.
Notícias relacionadas

FOTOS: Ruas de Fogo movimentam o Centro de Santa Cruz
A atração marcou a programação da 3ª edição do Festival de Balonismo e Manobras Radicais

Paixão de Cristo será encenada em Rio Pardo nesta sexta-feira
Espetáculo vai ocorrer ao ar livre e comunidade poderá conferir

Comitiva da Fenachim divulga festa em Porto Alegre com ação no Dia do Churrasco e do Chimarrão
O local escolhido para esse momento é o tradicional CTG 35

“Queremos fazer com que a festa seja da cidade, não só no parque”, diz Mathias Bertram
Presidente da 40ª Oktoberfest quer levar força da festa para os bairros e comércio local