Daiton Mergen destaca a necessidade de reorganizar recursos e otimizar ações para preservar atividades esportivas
A Secretaria de Esportes de Santa Cruz do Sul vê a necessidade de ajustes em suas operações. Com um déficit geral do município projetado em R$ 93 milhões, o secretário Daiton Mergen destacou a urgência de reavaliar gastos e adotar medidas criativas para manter as atividades esportivas.
“Nós já tivemos uma reunião com o secretário da Fazenda, Bruno Faller, e ele nos alertou que não é possível continuar como estava. Precisamos ajustar a casa e rever prioridades”, explicou. Entre os principais pontos de contenção estão os gastos com transporte e arbitragem para competições esportivas.
Segundo Mergen, o transporte de atletas para eventos fora do município representava um gasto elevado e pouco controlado, o que levou à implantação de um sistema mais rigoroso de pedidos por e-mail. “Nós nos assustamos ao perceber que não havia um filtro claro para a canalização desses recursos. Agora, todo pedido passa por análise, e estamos priorizando as demandas mais urgentes”, afirmou o secretário. Outra área que sofrerá cortes é o financiamento da arbitragem nas competições amadoras.
Mergen ressaltou que o município custeava grande parte dessas despesas, mas, com a atual realidade financeira, será necessário um diálogo com as ligas de futebol amador. “Iremos chamar todas as entidades para repensar os modelos de campeonatos e buscar formas de otimizar os recursos, já que não podemos sustentar como vinha sendo feito anteriormente”, pontuou.
Apesar das dificuldades, o secretário reforçou que o momento exige colaboração e compreensão de todos os envolvidos. “É uma fase de reconstrução. Estamos trabalhando para organizar os números, identificar gargalos e, ao mesmo tempo, manter viva a força do esporte em Santa Cruz do Sul”, concluiu Mergen.
Leia também
Notícias relacionadas

Associação dos Surdos de Santa Cruz disputará a Copa Sul
Competição será realizada no Paraná ainda no mês de março

Galo conhece detalhes da Divisão de Acesso na semana que vem
FGF divulgou o agendamento do congresso técnico da competição que garante duas vagas para o Campeonato Gaúcho 2026

Brasil questiona goleada sofrida pelo Pelotas diante do Avenida e pede providências da FGF
Uma nota divulgada pelo presidente Xavante coloca ainda mais tensão na partida

Guarani fica na chave 1 do Gauchão Sub-15; conheça os adversários
Tabela oficial dos confrontos deve ser divulgada nos próximos dias