Previsão de entrega no primeiro semestre deste ano
O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) inicia o processo de produção das primeiras casas permanentes que beneficiarão porto-alegrenses que perderam suas moradias nas enchentes de maio em 2024.
Segundo o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, a ação foi viabilizada por meio da campanha SOS Chuvas – Enchentes RS. “O Sinduscon-RS foi o gestor de um grande movimento de voluntariado e de doações de materiais e recursos financeiros envolvendo toda a cadeia produtiva do setor”, ressalta.
Nesta primeira etapa, cerca de R$ 5,2 milhões serão investidos em infraestrutura (terraplenagem, fundações, rede de água, esgoto e energia) e em 31 casas modulares que serão erguidas na rua Pedro Boticário (hoje número 336), no bairro Partenon.
Entendendo a urgência da construção dos lares de pessoas que perderam tudo com a enchente, nasceu dentro da campanha o projeto “Juntos por Cada Lar, Dois por Um”.
Com métodos construtivos industrializados, que atendem todos os requisitos básicos e a normas necessárias para edificações, o prazo de execução das obras serão acelerados, com uma casa sendo montada a cada dois dias, explica o dirigente.
Leia também
As casas serão produzidas pela indústria 3I BRASIL + CMC Modular, localizada em Mirassol/São Paulo, em duas etapas, que são: o banheiro em concreto armado industrializado e os demais módulos em painéis “steel frame”( uma estrutura leve de aço com chapas de gesso e placas de cimento), que serão montados no terreno destinado às unidades habitacionais por meio de encaixes.
Cada casa ocupa uma área construída de 44,34m², tendo como cômodos a sala de estar e jantar integrados, cozinha, área de serviço, dois quartos e banheiro, além de varanda dos fundos e testada da casa.
A Construção e doações das moradias foram oficializadas por meio de um Termo de Cooperação firmado entre o Sinduscon-RS, a Associação Sul Rio Grandense da Construção Civil e o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, representado pela Secretaria Municipal de Meio ambiente, urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus).
São parceiros âncoras da campanha “SOS Chuvas – Enchentes RS: Juntos por Cada Lar, Dois por Um” a Associação Sul Riograndense da Construção Civil, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI Niterói), a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (AditBrasil), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Fundo RegeneraRS, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), o Serviço Social da Construção Civil de São Paulo (Seconci-SP), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação, e Obras de Terraplenagem em Geral no RS (Sicepot-RS), Sinduscon Paraná/Noroeste e Seconci Paraná/ Noroeste.
Notícias relacionadas
Prazo para escolha do tamanho de uniformes escolares da Rede Estadual segue até 30 de janeiro
Trajes de verão serão entregues nas escolas a partir de 10 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025
Taipa para diminuir impacto da enchente e espaços de lazer: veja as demandas que serão apresentadas ao prefeito
O encontro dos moradores da área com Sérgio Moraes está marcado para ocorrer nesta quarta-feira
Redutores de velocidade devem ser instalados na Avenida Perimetral em Rio Pardo
O local é conhecido pelos altos índices de velocidade registrados, o que compromete a segurança de ciclistas e pedestres que utilizam a via
Morador do Bairro Várzea pede cuidados após afogamento no Rio Pardinho
Fatalidade foi registrada no último sábado