PRAIA DOS FOLGADOS

Taipa para diminuir impacto da enchente e espaços de lazer: veja as demandas que serão apresentadas ao prefeito

Publicado em: 21 de janeiro de 2025 às 10:23
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Colaboração
    Kássia Machado
  • Foto: Eduardo Wachholtz
    compartilhe essa matéria

    O encontro dos moradores da área com Sérgio Moraes está marcado para ocorrer nesta quarta-feira

    Um grupo de moradores da região popularmente conhecida como Praia dos Folgados, localizada no antigo Bairro Navegantes, atualmente integrado ao Bairro Várzea, se reunirá com o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, nesta quarta-feira (22). Na pauta, estão reivindicações relacionadas a obras para minimizar os impactos das cheias do Rio Pardinho e à estruturação de áreas de lazer.

    De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Navegantes, Anderson Raasch, é urgente a execução de obras para elevar a Rua Irmão Emílio e evitar que as enchentes invadam as residências. “Acredito que, com a instalação de galerias e a elevação da rua em cerca de 35 a 50 centímetros, já conseguiremos amenizar bastante os problemas. Também precisamos da conclusão de obras de taipas em algumas casas, que foram obtidas com muita luta”, afirma.

    No final do ano passado, a Prefeitura de Santa Cruz, ainda na gestão de Helena Hermany, atendeu um pedido dos moradores e construiu uma taipa, que funciona, segundo Anderson Raasch, como espécie de barreira para impedir que a água invada a rua em caso de novas enchentes. “As taipas atuam como uma espécie de dique, protegendo o bairro e impedindo que o rio ultrapasse seus limites”, explica.

    Outra reivindicação dos moradores é o transporte escolar para as crianças da localidade. Segundo Raasch, a falta de locomoção deixa os alunos expostos a condições adversas, como chuva, poeira e riscos de acidentes.

    A reunião com o prefeito Sérgio Moraes está prevista para esta quarta-feira, quando os moradores apresentarão suas principais demandas, entre elas, intervenções para reduzir os impactos causados pelas enchentes e melhorias estruturais no bairro.

    Leia também