Porto Alegre lidera o ranking dos municípios com maior volume de constituições, com mais de 62 mil, seguido por Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo e Passo Fundo
O Rio Grande do Sul registrou abertura de 253.669 empreendimentos em 2024. Os dados são da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O número indica um crescimento médio de 9,3% acima de 2023, quando 231.924 empresas foram formalizadas. Porto Alegre lidera o ranking dos municípios com maior volume de constituições, com mais de 62 mil, seguido por Caxias do Sul (13 mil), Canoas (cerca de 11 mil), Novo Hamburgo (quase 9,1 mil) e Passo Fundo (acima de 7,3 mil).
Desse conjunto, 201.156 novos empreendimentos são do modelo microempreendedor individual (MEI), sendo que Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo e Novo Hamburgo, respectivamente, são os municípios com mais negócios oficializados neste formato. O resultado também aponta para um aumento aproximado de 9,5% em relação a 2023, que somou cerca de 180 mil novos MEIs.
O titular da Sedec, Ernani Polo, destacou que, diante de um ano tão desafiador como o que o Estado teve, o resultado é positivo. “Analisando os números, vemos que o gaúcho é um povo empreendedor. A missão do governo é estimular isso, tornando o Rio Grande do Sul um ambiente acolhedor para novos negócios, com processos desburocratizados e céleres”, pontuou Polo.
A presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo, explicou que a autarquia procura oferecer rapidez e praticidade para aqueles que desejam iniciar ou regularizar suas atividades empresariais. Ela ressaltou que um dos grandes feitos da JucisRS foi a redução do tempo para abertura de empresas – enquanto em 2021 era de um dia e 14 horas, hoje é de apenas duas horas. “O trabalho que temos desenvolvido facilita para o empreendedor abrir ou formalizar o seu negócio. Em 2024 também lançamos o Tá na Mão Empresas, disponibilizando que o processo seja feito pelo WhatsApp, ampliando o acesso a esse serviço”, disse.
Notícias relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025

Santa Cruz projeta criação do Distrito Industrial 3 para atrair novas empresas
Área de 19 hectares fica localizada nos fundos do Autódromo Internacional