Levantamento foi realizado pela reportagem do Grupo Arauto
Um levantamento feito a partir de números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, mostra que o Vale do Rio Pardo teve 49 homicídios em 2024.
Na sexta-feira (17), foram disponibilizados os indicadores de mortes violentas, crimes contra o patrimônio e ocorrências envolvendo o tráfico de drogas. O balanço detalhado, que também mostra as informações de outras regiões do estado, pode ser conferido no site do órgão.
Com 15 homicídios, Santa Cruz do Sul é o município que lidera negativamente o ranking. Os números mostram uma escalada durante o segundo semestre. Agosto, com quatro assassinatos, foi o mês com maior quantidade de registros. Outubro também chamou atenção, com três homicídios, seguido por setembro, com dois casos. Sozinha, a Terra da Oktoberfest responde por 30,61%, quase um terço do total do Vale do Rio Pardo.
Candelária aparece em segundo lugar no ranking com oito homicídios. A maior concentração ocorreu nos meses de janeiro e abril, quando dois assassinatos foram registrados em cada um desses períodos. Já Venâncio Aires, que contabilizou sete homicídios, teve setembro como o mês mais violento, com quatro registros. Encruzilhada do Sul, com cinco mortes, Rio Pardo e Passo do Sobrado, com três homicídios cada, fecham a lista dos cinco primeiros colocados.
Em contrapartida, de acordo com o balanço da Secretaria de Segurança Pública, elaborado a partir das ocorrências atendidas, 11 municípios do Vale do Rio Pardo não registraram nenhum homicídio nos 12 meses do ano passado. São eles Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Segredo, Tunas, Vale do Sol e Vale Verde. Já Arroio do Tigre, Barros Cassal, Sinimbu e Sobradinho tiveram um homicídio cada. Vera Cruz e Boqueirão do Leão registram dois.
Ranking dos municípios:
- 1. Santa Cruz do Sul: 15 homicídios
- 2. Candelária: 8 homicídios
- 3. Venâncio Aires: 7 homicídios
- 4. Encruzilhada do Sul: 5 homicídios
- 5. Rio Pardo e Passo do Sobrado: 3 homicídios cada
- 6. Vera Cruz e Boqueirão do Leão: 2 homicídios cada
- 7. Arroio do Tigre, Barros Cassal, Sinimbu e Sobradinho: 1 homicídio cada
- 8. Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Segredo, Tunas, Vale do Sol e Vale Verde: Sem homicídios
Notícias relacionadas
Mulher é agredida a chute durante assalto em Santa Cruz
Criminoso chegou ao local em uma motocicleta e roubou a bolsa da vítima
Vítima de assalto em Minas do Leão é resgatada em Encruzilhada do Sul
Suspeitos fugiram para um matagal e não foram localizados
Assalto com perseguição e tiros termina em prisão em Santa Cruz
Criminosos abordaram duas mulheres durante noite; perseguição policial resultou na captura de um dos envolvidos
Homem é executado a tiros no Centro de Encruzilhada do Sul
Vítima estava em via pública quando foi alvejada por criminosos que estavam em veículo branco