Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
A partir da próxima segunda-feira (20), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) implementará um novo sistema para a solicitação de autorizações especiais de trânsito (AETs) e autorizações especiais de circulação (AECs). O módulo AET, parte integrante do Sisder (Soluções Integradas para Departamentos de Estradas de Rodagem), já é utilizado em outros estados e busca acelerar a emissão desses documentos essenciais para o transporte de cargas com peso ou dimensões excedentes.
As AETs e AECs são necessárias para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso e dimensões estabelecidos pela legislação de trânsito. Isso inclui, por exemplo, veículos que transportam cargas indivisíveis ou de grande porte, como equipamentos agrícolas, turbinas e estruturas metálicas, que requerem autorização para garantir que sua circulação ocorra de maneira segura e regulamentada.
Com o Sider, o Daer pretende dar mais agilidade à inserção de dados, análise e emissão das autorizações, permitindo que os pedidos sejam realizados diretamente pelo site do departamento. “Nesta primeira fase, o sistema organizará todas as informações relativas ao cadastro das empresas e dos responsáveis técnicos, incluindo detalhes da frota veicular, que estarão armazenados em um banco de dados acessível para futuras solicitações de AETs e AECs. Isso reduzirá significativamente o tempo necessário para a conclusão dos pedidos“, explica a superintendente de Transportes de Cargas do Daer, Diná Fernandes.
Uma mudança de destaque é que, agora, apenas empresas, proprietários e engenheiros poderão utilizar o sistema. O cadastro será realizado exclusivamente pelo site do Daer, e apenas dois tipos serão admitidos: o da empresa/proprietário e o do engenheiro responsável.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta a importância de incorporar novas soluções a esse serviço. “Com a crescente demanda por autorizações especiais de trânsito e de circulação, especialmente durante a pandemia e após as enchentes de maio passado, ficou evidente a necessidade de manter o abastecimento de materiais e insumos no Estado. O Sider vem para facilitar esse processo, garantindo eficiência e rapidez na emissão das autorizações necessárias para que esses materiais cheguem onde são mais necessários“, detalha.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
