RIO PARDO

Qualificação dos atendimentos e redução da espera são objetivos da Secretaria da Saúde

Publicado em: 17 de janeiro de 2025 às 13:00
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Colaboração
    NÍCOLAS SILVA E LEANDRO PORTO
  • UBS RINCÃO DEL REY ESTÁ ENTRE AS OBRAS CITADAS | DIVULGAÇÃO PREFEITURA RIO PARDO
    compartilhe essa matéria

    Verônica Lima, titular da pasta na Cidade Histórica, destacou as obras nas unidades e os planos da gestão

    A Secretaria da Saúde de Rio Pardo começa 2025 cheia de planos, e todos estão focados na qualidade e ampliação do atendimento à população. Em entrevista à Arauto News, a titular da pasta, Verônica Lima, informou que são várias ampliações e reformas em andamento e por iniciar. Citou as obras em fase de conclusão na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Higino Leitão, na UBS de Rincão Del Rey, a base do Samu atrás do Hospital Regional, a unidade do São José assim como o CAPS I.

    VERÔNICA LIMA É A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE RIO PARDO | DIVULGAÇÃO

    Rio Pardo possui cinco ESFs, todas na área urbana. Existem ainda algumas unidades no interior e a unidade móvel que faz o deslocamento com os profissionais até as localidades. Verônica mencionou ainda a inauguração da Unidade de Saúde Fortaleza, em 2024, e o projeto para duas unidades novas, contempladas pelo PAC, uma no Parque São Jorge e uma em Ramiz Galvão. “Quanto mais unidades, maior esse atendimento e a qualidade. Estamos fazendo mapeamento para verificar onde é preciso mais unidades e qualificar ainda mais os serviços à população”, descreveu.

    A mesma resolutividade que conseguiu dar à saúde rio-pardense com a descentralização da regulação, possibilitando que cada unidade pudesse fazer seus encaminhamentos e ter um médico regulador que controlasse, na central, a demanda de exames de média e alta complexidade, Verônica pretende chegar em outros projetos, como o plano municipal de redução de fila de espera, levantando as demandas do que está represado, com mutirão de cirurgias eletivas.

    Para Verônica, um dos maiores objetivos à frente da Secretaria da Saúde é a qualificação dos atendimentos, proporcionar capacitação dos funcionários, educação permanente. A implantação de uma ouvidoria municipal e protocolos de atendimento para organizar o fluxo também são metas. Assim como tem o plano de redução de filas de espera, deseja ampliar horários de atendimento, “como fizemos com a pediatria em 2023, com horário estendido diariamente, o que foi aprovado pelas famílias”.

    O intuito é repetir isso, de ampliar o horário e atendimento nas unidades, também para os adultos. Fortalecer a parceria com Hospital Regional, que é a porta de entrada dos pacientes que precisam de internação é trabalho permanente. Verônica aponta ainda que para esse ano deve ser previsto concurso para agente comunitário de saúde e de endemias, porque há um déficit considerável no município. E se pensar um pouco mais em prevenção, apontou a importância da promoção e prevenção em saúde, com mais atividades físicas propostas à comunidade.