Após a solenidade de posse, Brito vai compartilhar os resultados dos debates sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), será o governador interino do Estado do Rio Grande do Sul nos próximos dias 14 e 15 de janeiro. A transmissão do cargo será conduzida pelo governador em exercício, Gabriel Souza, a partir das 9h30min de terça-feira (14), no Palácio Piratini. Brito devolve o governo a Eduardo Leite na manhã do dia 16, no retorno das férias do chefe do Executivo.
“Assumir interinamente o governo gaúcho é uma grande honra para mim, especialmente após um ano desafiador e de sintonia absoluta entre Legislativo e Executivo, que se traduziu em agilidade na execução de ações e políticas fundamentais para ajudar na recuperação do nosso Estado“, disse o presidente Brito.
Antes da posse, Gabriel Souza oferecerá um café da manhã na ala residencial do Piratini a Brito, deputados federais e estaduais do PP e lideranças do partido. Logo após a solenidade de posse, Brito já dará início às agendas do dia com federações e cooperativas. O foco é compartilhar os resultados dos debates sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura, temas eleitos como prioritários pelo parlamentar em sua gestão na AL. As sugestões estão sendo compiladas em um documento oficial que será entregue até o final do mês ao Executivo como subsídio para a criação de uma legislação estadual com o objetivo de dar segurança jurídica aos produtores gaúchos que quiserem construir açudes e adotar sistemas de rega em suas propriedades rurais.
No dia 15, o presidente e um grupo de secretários estaduais farão um dia de interiorização do governo na região Centro-Serra. O primeiro ato será às 10h na prefeitura de Sobradinho. Durante o evento, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, deverá anunciar a liberação de recursos para a recuperação do bloco cirúrgico do hospital São João Evangelista do município. A titular da pasta da educação, Raquel Teixeira, também deverá tratar sobre a licitação para a construção do ginásio esportivo da Escola Estadual Catarina Bridi, em Ibarama – obra esperada há mais de 30 anos pela comunidade local.
Ainda segundo Brito, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, irá atualizar às lideranças locais o andamento dos projetos de recuperação na região após as enchentes. Já o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, deverá falar sobre temas como irrigação e pequenas centrais hidrelétricas.
O presidente aguarda, ainda, a confirmação das presenças do secretário dos Transportes, Juvir Costella, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. A expectativa é que possam falar à comunidade regional sobre demandas como a recuperação estrutural do trecho de 35 quilômetros da ERS-400, entre Candelária e Sobradinho, a elaboração de projeto técnico para a construção da terceira pista da rodovia e acerca da recuperação de estradas danificadas pelas cheias.
Após o almoço, parte da comitiva se desloca a Candelária, onde, às 15h, a secretária Arita assinará convênio de cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de um mamógrafo ao Hospital Beneficente da cidade.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão