A pesquisa será conduzida em diversos estabelecimentos da cidade e o resultado deverá ser divulgado ainda no mês de janeiro
Com a proximidade do início do ano letivo, que ocorre em cerca de um mês, pais e responsáveis já começam a buscar os melhores preços para a compra de materiais escolares. Para auxiliar nesse processo, o Procon de Santa Cruz vai realizar, nos próximos dias, uma pesquisa de preços dos itens necessários.
Essa prática, adotada nos últimos dois anos, busca facilitar a escolha dos consumidores. A pesquisa será conduzida em diversos estabelecimentos da cidade e o resultado deverá ser divulgado ainda no mês de janeiro.
De acordo com o coordenador do Procon de Santa Cruz, Marcelo Estula, o levantamento é uma ferramenta importante para os pais, pois proporciona uma visão clara dos preços praticados no município. “Essa pesquisa ajuda na hora da compra, servindo como um instrumento para economizar na aquisição do material escolar”, afirma Estula.
Sobre a precificação dos produtos, ele explica que cada lojista tem liberdade para determinar os valores. “Por exemplo, uma caneta esferográfica azul pode custar R$ 8 em uma loja, mas estar disponível por R$ 2 em outra. Com a pesquisa, o consumidor pode ter uma noção dos preços, sem a necessidade de visitar várias lojas”, destaca.
Quanto às listas de materiais escolares exigidas pelas escolas, Estula enfatiza que há regras específicas sobre o que pode ser solicitado. Por exemplo, não é permitido que contenha o timbre de estabelecimentos comerciais ou a indicação de marcas específicas. Além disso, só podem ser solicitados itens de uso pessoal, materiais de uso coletivo devem ser fornecidos pela instituição de ensino.
Notícias relacionadas
Procon orienta sobre aluguel de imóveis na temporada de verão
Marcelo Estula explica quando o consumidor deve procurar o órgão, além de oferecer dicas para se proteger durante o processo de locação
Prefeitura abre processo seletivo para profissionais em fonoaudiologia
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de janeiro
Corsan vai substituir mais de 24 mil hidrômetros durante o primeiro semestre do ano
O serviço é feito sem custo adicional ao consumidor
Candelária acumula 90 anos de estudos em paleontologia e cerca de mil descobertas de fósseis
A cidade é reconhecida pelo Guinness Book como berço do dinossauro