Número de encaminhamentos de crianças e adolescentes tem aumentado anualmente
Criado em 6 de maio de 2009, através da Lei 4.631, o Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) de Venâncio Aires é uma referência no atendimento de crianças e adolescentes que apresentam alguma questão relacionada ao desenvolvimento, a dificuldade de aprendizagem ou, ainda, alguma deficiência.
Desde a fundação, o Cies, que responde à três secretarias municipais – Educação, Saúde e Desenvolvimento Social -, está no mesmo endereço: na Rua Reinaldo Schmaedecke. Os atendimentos são voltados para crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, e que estejam, preferencialmente, matriculados em alguma escola do município.
O local oferta atendimento interdisciplinar especializado através de consulta, avaliação e terapia nas áreas de orientação educacional, terapia ocupacional, estimulação precoce, psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, neuropediatria e neurologia.
Conforme a coordenadora do Cies Venâncio Aires, Viviane de Oliveira, em 2024 foram realizados 9.366 atendimentos. O número demonstra, segundo ela, o aumento anual que vem ocorrendo na procura dos serviços. “Trabalhamos de forma conjunta com as escolas. Este é o nosso encaminhamento prioritário. Porém, se a criança ou adolescente não está na escola, pode ser encaminhada pelo pediatra ou pela rede de assistência. Temos alguns encaminhamentos que vêm do PIM [Programa Primeira Infância Melhor], do interior, através do Cras Volante. Também, do CREAS, do CRAS, do CAPS I”, detalha.
Viviane explica que em um primeiro momento, após a chegada da criança ou adolescente, é realizado o processo de avaliação, que começa, geralmente, pela anamnese, a triagem com a família. Neste momento, conforme a coordenadora, é feita uma entrevista clínica com o objetivo de conhecer a realidade da criança e o histórico de suas vivências, e, principalmente, qual a queixa que motivou o encaminhamento. “Junto com essas observações com a família, também pegamos os dados que a escola, o pediatra ou outro profissional da rede de assistência do município encaminhou. E a partir deste momento, marcamos avaliações que, neste primeiro momento, observamos como necessário.”
Após o processo de avaliação, a escola ou o serviço que realizou o encaminhamento são chamados até o Cies. As equipes de forma conjunta realizam um estudo de caso. Durante essa ação, de acordo com Viviane, é discutido o caso, cada profissional vai explanar os resultados da avaliação feita com a criança ou o adolescente. Por fim, é estabelecido uma programação terapêutica deste paciente e dado um retorno para a família. A criança ou adolescente, a partir disso, pode procurar atendimento particular ou seguir frequentando o Cies conforme a disponibilidade de horários.
A coordenadora revela que, atualmente, o Cies Venâncio Aires está com mais de 3 mil crianças com atendimento ativo. Elas são moradoras de diversos partes do município, tanto área urbana quanto interior, e estudantes da rede pública municipal, estadual e até mesmo de escolas particulares da Capital do Chimarrão.
Para atender as crianças e adolescentes, 14 pessoas atuam no Centro Integrado de Educação e Saúde, desde a recepção até a limpeza. Viviane relata que são duas médicas e um médico – uma neurologista e uma neuropediatra -, uma psicóloga, uma psicopedagoga, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, que presta serviço um turno por semana, terapeutas ocupacionais, que fazem o trabalho através de uma parceria, e ela, que além da coordenação é orientadora educacional, educadora especial e psicopedagoga e realiza o acolhimento das crianças e adolescentes.
“Nosso trabalho é imensurável. Lá na frente, no desenvolvimento desse ser humano que está sendo trabalho aqui, conseguiremos ver o impacto na vida dele. Quanto mais cedo for feito este trabalho de estimulação, mais o resultado irá aparecer. A base do desenvolvimento acontece ali nos primeiros três anos de vida da criança, em função da neuroplasticidade que está muito ativa. Então, esse estimulo correto pode mudar totalmente e dar resultados incríveis quanto a essas questões de desenvolvimento”, reforça.
O Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies) de Venâncio Aires atende na Rua Reinaldo Schmaedecke, número 1.154, na região central da cidade.
Notícias relacionadas
Avança trabalho para construção de casas na área do antigo Instituto Penal de Mariante
Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas
Cerimônia marcará início das obras de restauração da antiga Prefeitura de Rio Pardo
Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira
Administração de Santa Cruz assina pedido para implantação da tecnologia 5G
Objetivo é transformar a Terra da Oktoberfest em uma cidade inteligente e conectada com o futuro
Trânsito de Venâncio Aires terá mudanças ainda neste ano
Um dos pontos que passou por estudo de engenharia é o cruzamento das Ruas Tiradentes com 15 de Novembro