No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização
A ONG Salve um Gatinho é um grupo de voluntárias que atua em Santa Cruz do Sul resgatando gatos em situação de vulnerabilidade e maus-tratos. Os animais são cuidados, alimentados e, posteriormente, encaminhados para adoção responsável.
Com um grande número de protetores voltados a cães de rua, o trabalho da ONG surgiu em 2015 para atender a necessidade de assistência aos felinos. “Decidimos criar o Salve um Gatinho e começar a trabalhar exclusivamente com o resgate de gatos, já que havia outras entidades preocupadas com os cães. Começamos devagar, ajudando os gatinhos de rua em situação de maus-tratos e vulnerabilidade”, explica Cândice Silveira, integrante da entidade.
Atualmente, a ONG conta com cinco voluntárias que se dedicam ao resgate, aos primeiros cuidados e ao encaminhamento dos animais para adoção. “Temos nossa página, onde as pessoas entram em contato conosco e relatam dificuldades relacionadas a animais abandonados. Na medida do possível, atuamos e realizamos os resgates”, destaca Eliane Lopes, outra integrante da ONG.
Segundo Eliane, o período de férias é especialmente complicado. Nesta época do ano, o número de gatos abandonados nas ruas aumenta, resultando na superlotação dos lares temporários vinculados à ONG.
No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização. Muitos deles encontram-se em tratamento de doenças, o que dificulta a liberação para adoção responsável. Apesar dos desafios, a ONG conta com parcerias da Prefeitura de Santa Cruz e da comunidade para manter suas atividades.
Quem tiver interesse em contribuir ou adotar um gato(a) pode entrar em contato por meio das páginas do Facebook ou Instagram da Salve um Gatinho.
Notícias relacionadas
Estudo contratado pelo Cisvale mostra riqueza de espécies de animais silvestres
As áreas com a maior diversidade da fauna nativa estão nos municípios de Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul; levantamento entra na reta final para apresentação do diagnóstico socioambiental dos 17 municípios consorciados
Com investimento de R$ 1 milhão, Prefeitura de Herveiras projeta inaugurar poço artesiano
Iniciativa visa solucionar o problema com estiagens na cidade
ACI Santa Cruz comemora 107 anos de representação empresarial
A data histórica da primeira entidade empresarial do município marca o início do segundo ano da gestão de Ario Sabbi à frente da presidência da entidade
Supervisora escolar de Santa Cruz comemora conquista de Selo Ouro em Alfabetização
Município recebeu a certificação neste mês