Entre o início da Operação Verão, no dia 21, e o último domingo (29), foram registradas 4.863 ocorrências desse tipo
A transparência das águas no litoral gaúcho tem atraído um grande número de banhistas nos últimos dias. Como consequência, o registro de queimaduras causadas por águas-vivas apresentou um aumento significativo no início desta temporada, com uma elevação de 229% em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), entre o início da Operação Verão, no dia 21, e o último domingo (29), foram registradas 4.863 ocorrências desse tipo. No mesmo período de 2023, o número foi de 1.475 casos.
Nas praias de Capão da Canoa, é comum avistar águas-vivas, muitas delas de grande porte, algumas chegando a 50 centímetros de largura, espalhadas pela areia.
Conforme a jornalista Carolina Almeida, que está no Litoral Norte, em Capão da Canoa, há diversos relatos de queimaduras em função das águas-vivas. “Eu, particularmente, tenho visto, ao entrar no mar, elas imensas passando ao meu lado. Tenho tirado as crianças de perto por causa da possível queimadura. A gente vê as pessoas também assustadas com o tamanho delas”, relata.
A engenheira ambiental Marina Trentin, que também está em Capão da Canoa, reforça a presença das águas-vivas. “Eu observei umas três na areia. A gente nota que a água está bem limpinha também”, descreve.
Já a venâncio-airense Bruna Rachor, que está em Albatroz, em Imbé, relata à nossa reportagem que presenciou uma criança queimada por água-viva na coxa. A assistente de vendas salientou ainda que não costuma levar produtos amenizadores, como vinagre, para a praia. “Não trazemos, pois na guarita dos guarda-vidas sempre há disponível para todos”, frisa.
O aumento da presença de águas-vivas na região geralmente está associado à temperatura das águas. Entretanto, a grande quantidade de banhistas no mar também pode estar contribuindo para o fenômeno.
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias do ano, Cisvale soma R$ 37 milhões em projetos
Balanço das ações realizadas até o dia 10 de abril revela ainda os repasses de R$ 645 mil e as seis estações meteorológicas, recebidas do Sicredi

Conexão News realiza segunda edição no Bairro Arroio Grande
Depois de marcar presença na Praça Getúlio Vargas, o programa chega em um dos bairros mais populosos da cidade

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores