A continuidade da unidade de saúde será decidida pela próxima gestão, segundo o secretário Fabiano Dupont
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santa Cruz do Sul realiza cerca de três mil atendimentos por mês. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, durante entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News.
De acordo com Dupont, o número de atendimentos na UPA Central tem aumentado progressivamente. Esse crescimento ocorre porque parte da população ainda desconhece o serviço, uma situação atribuída ao fato de a unidade ter sido inaugurada durante o período eleitoral, quando a divulgação ampla foi limitada. “Ela começou a funcionar e foi isso. Em alguns casos, as pessoas vão ao Pronto Atendimento (PA) e só lá descobrem a existência da UPA. Inicialmente, eram 2,1 mil atendimentos mensais, depois 2,6 mil, e agora já estamos próximos de 3 mil atendimentos por mês”, explicou.
O custo mensal da UPA Central para o município é de R$ 500 mil. Segundo Dupont, a unidade ainda aguarda a habilitação do Ministério da Saúde. “A UPA precisa estar em funcionamento, produzindo e comprovando sua atuação para que o Ministério reconheça e se manifeste. Eles não vão simplesmente vir aqui verificar”, detalhou.
Dupont também relembrou a experiência da UPA do bairro Esmeralda, que enfrentou um período de cerca de um ano para obter a habilitação. “Realizamos várias reuniões com o pessoal do Hospital Ana Nery, que administra tanto a UPA do Centro quanto a do Esmeralda. Os responsáveis por ambas são os mesmos. No início, nada é fácil, se fosse, todo mundo conseguiria rapidamente”, comentou.
Por fim, o secretário ressaltou que a decisão sobre a continuidade da UPA Central caberá à próxima gestão, liderada pelo prefeito eleito Sérgio Moraes (PL), que assumirá o município em 1º de janeiro de 2025.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado