O período mais crítico ocorreu entre maio e julho, quando as águas atingiram localidades do interior
O setor agrícola de Santa Cruz do Sul foi fortemente atingido pela enchente em 2024. Em entrevista ao Gruo Arauto, o Secretário Municipal da Agricultura, Décio Hochscheidt, fez uma retrospectiva sobre o ano e destacou os desafios enfrentados pela pasta.
O período mais crítico, segundo Hochscheidt, ocorreu entre maio e julho, quando as águas atingiram diversas localidades do interior, especialmente na comunidade de Rio Pardinho. “Lá não foram só casas destruídas, e sim uma vida inteira, onde vários moradores foram levados embora”. Décio apontou que muitas pessoas perderam tudo, inclusive a principal fonte de sustento: a produção leiteira, pois a silagem, essencial para a alimentação dos animais, foi completamente arrastada pela água.
Relembre: Santa Cruz teve prejuízo de R$ 43 milhões na agricultura, estima conselho
Apesar das perdas, o secretário enalteceu a resiliência dos agricultores e o esforço conjunto da prefeitura, do Governo Estadual e Federal para promover a reconstrução. Entre as medidas emergenciais, a abertura das principais vias de acesso no município, realizada em apenas dois meses em parceria com a Secretaria de Obras, foi fundamental para atender os produtores rurais.
Porém, apesar do grande desafio que afetou a comunidade do interior, Hochscheidt afirmou que a pasta trabalhou para prestar auxílio a todos os agricultores, com ações como a instalação de luz trifásica em localidades rurais, distribuição de alevinos e pintos para fortalecer a produção familiar, ampliação da patrulha agrícola e entrega de cisternas para abastecimento hídrico, programas de correção de solo com calcário e de inseminação artificial em bovinos e suínos, maior repasse de recursos para a escola agrícola e criação do vale-feira para incentivar o consumo local.
“Com certeza a gente cresceu bastante como pessoa e, principalmente, com o conhecimento que conseguimos adquirir com todos os servidores que muito vestem a camisa para que a nossa Seagri possa ajudar cada vez mais os nossos agricultores de Santa Cruz do Sul”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão