A obra de arte ficará exposta no Auditório do Centro Administrativo Municipal
O prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, recebeu de forma oficial, nesta semana, a doação de uma obra de arte (tela) reproduzindo paisagem de Mato Leitão, criada pela artista Terezinha Marlise Brentano Bohn em 1978. A tela estava exposta na Seubv.
Com a doação para a Prefeitura, aprovada inclusive pela Câmara de Vereadores, a obra de arte (avaliada em R$ 50 mil) ficará exposta no Auditório do Centro Administrativo Municipal, após passar por um trabalho de restauração. A documentação da doação foi oficializada durante reunião entre o prefeito Carlos Alberto Bohn, presidente da Seubv, Volnei Feit, primeira-dama e secretária da Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn e diretora cultural da Prefeitura, Daniela Stöhr.
A tela foi criada em 1978 por ocasião da 1ª Festa Municipal do Colono de Venâncio Aires, realizada entre os dias 23 e 25 de julho, no então 4º Distrito, Vila Mato Leitão, na Seubv. Na ocasião, a obra de arte foi doada pela artista ao evento e, em homenagem aos padrinhos da festa, escolhidos por meio de leilão, Aloysio Otto Kochhan e Hilha Maria Adams, tiveram seus nomes grafados na tela.
O evento, cuja primeira edição aconteceu em Mato Leitão, segue sendo realizada até os dias atuais em Venâncio Aires, estando em sua edição de número 45 (ocorrido neste ano na Vila Teresinha). Já em Mato Leitão, que deixou de ser distrito e passou a condição de Município, foi criada a Festa Municipal do Colono Imigrante, que atingirá a edição 28 em 2025 com o evento a ser realizado na Vila Arroio Bonito.
Notícias relacionadas
Encontro de Terno de Reis ocorre neste sábado em Mato Leitão
Grupos do município, Venâncio Aires e Passo do Sobrado irão participar
Prorrogadas inscrições para nova corte do Carnaval de Venâncio Aires
Desfiles vão ocorrer nos dias 1º e 3 de março, na Rua Osvaldo Aranha
CTG Lanceiros de Santa Cruz mantém viva tradição do Terno de Reis há mais de seis décadas
Visitas neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro
“É um ícone, alguém que mexe com o emocional das pessoas”, diz atriz lajeadense que participou da série Senna
Gabriela Munhoz contribuiu com uma participação especial na produção