Para Sandra, a lentidão dos processos públicos dificultam uma resposta mais rápida em momentos críticos
A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, se despede de seu segundo mandato à frente da Administração Municipal, marcado por desafios como a enchente de maio. Em entrevista ao Grupo Arauto, a chefe do Executivo afirmou que a lentidão no repasse de recursos por parte do Governo Federal para a reconstrução do município ainda preocupa as lideranças políticas.
Segundo a prefeita, Sinimbu foi o primeiro município a realizar um levantamento detalhado dos danos e das ações necessárias para a reconstrução, encaminhando rapidamente toda a documentação ao Governo Federal. No entanto, o retorno está sendo demorado. “Isso acaba frustrando, porque quando você esta em uma situação dessas, você quer agilidade em tudo. Nós conseguimos fazer todos esses processos licitatórios por dispensa, mas o Governo Federal é lento na avaliação dos projetos, mesmo depois aprovados, onde precisam avaliar as licitações, e muito lentos em um retorno para possibilitar os recursos”, afirmou.
Para Sandra, a lentidão dos processos públicos dificultam uma resposta mais rápida em momentos críticos. “A maquina pública é lenta, e, quando a gente necessita realmente que as coisas sejam mais urgentes, deveria poder usar outros critérios técnicos. O Governo Federal e os órgãos de controle deveriam poder possibilitar isso para que as pessoas sejam mais rápidas atendidas”, defendeu.
A prefeita destacou que o município conseguiu aprovar quase R$ 50 milhões em projetos, onde a grande maioria já foi licitado. “A gente tem essa dificuldade hoje, mas temos tudo encaminhado, e, isso para mim me deixa satisfeita, porque nós encaminhamos tudo, temos todos os recursos liberados”, disse.
Ainda, Sandra classificou o ano de 2024 como desafiador, mas destacou o esforço coletivo para superar as consequências da enchente. “Cada um colocou em prática aquilo que tinha de melhor para oferecer. Nós, aqui, recebemos muita ajuda de voluntários, empresas, entidades, onde nós temos o maior reconhecimento em nome de toda a comunidade de Sinimbu”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão