Deputado estadual recorda de quando atuou no governo do único governador negro da história gaúcha e fala do legado à região
Com tristeza, o deputado estadual Airton Artus (PDT), de Venâncio Aires, recebeu a notícia da morte de Alceu Collares nesta terça-feira (24). Aos 97 anos, o único governador negro da história do Rio Grande do Sul estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde essa segunda-feira (23), em decorrência de uma pneumonia.
“Convivi muito com Collares nos anos 70 e 80, e nos 90, quando governador, fui escolhido para ser coordenador da Saúde em Santa Cruz, de 91 a 93. A gente era muito próximo, acompanhei não apenas a trajetória política, mas a preparação do plano de governo dele quando se elegeu. Ele foi um grande governador”, resumiu Artus ao mencionar o menino pobre, autodidata, que trabalhou em tudo que é profissão, até os 11 anos como auxiliar do pai dele carregando carvão, depois engraxate, jornaleiro, vendedor de laranja e aos 16 anos entrou nos Correios e Telégrafos.
Aos 29 anos, mencionou Artus, Collares passa no vestibular da Ufrgs, torna-se advogado e depois tem quatro mandatos de deputado federal, é prefeito de Porto Alegre, Governador e depois cumpre mais dois mandatos de deputado federal. “Foi uma trajetória muito bonita. Ele era a síntese do trabalhismo no Rio Grande do Sul. Seguia as diretrizes de Getúlio Vargas e Brizola”, destacou.
Dentre as obras que marcam a gestão de Collares, o deputado mencionou que o político é responsável por 750 quilômetros de estradas asfaltadas, em vários trechos no Estado. Também inaugurou muitas escolas de tempo integral, “foi uma passagem muito importante para o Estado, sua administração foi um marco de gestão pública. E ele, como primeiro governador negro, também marcou história nesse sentido”, acrescentou.
Na região Collares também deixou seu legado. Artus menciona a RS-405, que liga a RSC-287 aos municípios de Passo do Sobrado e Vale Verde. Como curiosidade, a Reportagem do Portal Arauto apurou que na eleição para governador em 1990, em Santa Cruz do Sul, no primeiro turno, Collares somou 12.732 votos, ficando na terceira posição. No segundo turno, no entanto, venceu a disputa contra Marchezan, obtendo 25.048 votos na Terra da Oktoberfest.
Notícias relacionadas
Por falta de quorum, sessão extraordinária é reconvocada para à tarde
Nova reunião foi marcada para às 14h desta quinta-feira
Sessão extraordinária da Câmara aprecia repasse de R$ 3 milhões ao Hospital Ana Nery
Segundo o projeto de lei do Executivo, os recursos serão aplicados no início das obras de construção do novo Centro de Oncologia
Prefeita Sandra Backes manifesta preocupação com transição de governo em Sinimbu
Wilson Molz (PSB) e Vanderlei Fredrich (PSDB), prefeito e vice eleitos, assumirão a Administração Municipal em 2025
Projeto Dinheiro Direto na Escola deve ser prioridade da Administração de Rio Pardo
Secretário Cristiano Salgueiro fez uma avaliação de 2024 e compartilhou os projetos da gestão para o próximo ano