Quem tiver interesse na adoção de animais deve procurar o local de segunda a sexta-feira
Nos últimos seis meses, o Canil Municipal vem recebendo uma série de melhorias em infraestrutura. O prédio foi cercado e passou por uma reestruturação administrativa com adoção de padronização visual, delimitação de áreas de acesso restrito e de espaços exclusivos para filhotes e cães com doenças infectocontagiosas. O piso e as divisórias ganharam pinturas novas, placas com orientações para os visitantes foram fixadas nas paredes e até no pátio as flores são destaque embelezando a entrada do local.
Na tarde desta quarta-feira (25), mais um investimento no valor de R$ 10 mil foi entregue pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo. Desde outubro do ano passado diversos equipamentos e materiais foram adquiridos, dentre eles, caixas para transporte de animais, lanternas, câmera fotográfica, microchips, pistola para aplicação, equipamentos de proteção e segurança, colchões térmicos, aquecedores e ventiladores.
Entre setembro e outubro do ano passado teve início um trabalho efetivo de controle populacional de animais, através da microchipagem. “Todos os cães que ingressam no canil recebem o microchip após dez dias de observação, exceto os filhotes que passam pelo procedimento somente quando retornam para a castração”, explicou o veterinário Tiago Alberto Marques. A utilização do dispositivo permite a identificação do animal e facilita a busca e a localização em caso de fuga ou novo abandono. Também auxilia no controle dos chamados animais comunitários, aqueles que estão sob a responsabilidade de uma pessoa, mas sob os cuidados de vários moradores.
Segundo o secretário, a despesa mensal do Canil Municipal chega hoje a R$ 50 mil. A capacidade máxima do local é de 40 animais, porém o espaço está com superlotação e abriga hoje 82. “Outros 111 animais estão aguardando pela busca. Estamos em uma época crítica, as pessoas saem de férias e abandonam os bichinhos, é comum soltarem perto de postos de saúde, escolas e cemitérios”, observou.
Quem tiver interesse na adoção de animais deve procurar o Canil Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 13h30min. Para o próximo dia 11 de fevereiro está prevista mais uma Feira de Adoção. Um calendário com a programação das feiras que ocorrerão no decorre do ano será divulgado em breve.
Notícias relacionadas

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada

Vale do Rio Pardo recebe investimentos em energia com ampliação da rede trifásica
Obras beneficiam comunidades rurais como Alto Paredão, Linha Andrade Neves e Picada Ren

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado